Espaço destinado a jovens artistas, ou para aqueles que têm alguma aptidão para arte, o Centro Juvenil de Artes Plásticas também está sob nova direção. Quem assumiu o comando, há cerca de dez dias, foi o professor e artista plástico Luciano Buchmann, de 41 anos. Catarinense de nascimento, Buchmann vive em Curitiba há 20 anos.
"Já conhecia o espaço, mas não muito de perto", diz o artista. Buchmann também assumiu o cargo de mediador cultural, uma espécie de assessor educativo para todos os museus do Estado que fazem parte do Conselho Consultivo do Sistema Estadual de Museus do Paraná (Cosem).
Como projetos a curto prazo, planeja a abertura das salas para exposições didáticas, para públicos não especializados; e a criação do museu virtual do Centro, espaço instituído pelo pintor e professor ítalo-brasileiro Guido Viaro (1897-1971) que irá completar 60 anos em 2013. "Por meio de um sistema digital, vamos permitir que as pessoas que por aqui passarem se encontrem", diz o artista. Em maio deste ano, as imagens começam a ser digitalizadas.
Atualmente o Centro Juvenil de Artes Plásticas oferece quatro oficinas desenho e pintura, múltipla, história em quadrinhos e teatro em dois turnos, para 12 crianças por turma.
Os alunos são indicados por professores da rede pública e também da rede particular de ensino.
Buchmann também anunciou uma futura parceria com a Faculdade de Artes do Paraná FAP para a formação de professores e emissão de certificados. (CC)
Serviço: Centro Juvenil de Artes Plásticas (R. Mateus Leme, 56) (41) 3323-5643. Segunda à sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura