Quem transitar pela rua XV a partir desta segunda-feira (13) vai perceber que a rua está diferente. A mudança está sendo provocada pela realização das conferências sobre biodiversidade e biossegurança que acontecem em Curitiba a partir desta segunda até o dia 31 de março. Uma exposição com fotos imensas, sons dos biomas brasileiros e a exibição de filmes em um telão, são os pontos diferenciais propostos pelo projeto Nosso Ambiente, que, certamente, vão chamar a atenção dos transeuntes.

CARREGANDO :)

A exposição acontece em toda extensão do calçadão da rua, desde a Praça Osório até a Praça Santos Andrade, e pretende mostrar o conceito de biodiversidade por meio de imagens da capital paranaense, com referências dos programas ambientais desenvolvidos na cidade e informações gerais sobre a concepção do universo. Os sons de diversos habitats são uma das atrações especiais que o público poderá conferir na estrutura metálica de 12 metros de altura montada para a exposição. O chão será coberto de flores produzidas no horto do Guabirotuba e um telão de quatro metros quadrados mostrará as imagens do programa Google Earth, que permite a visualização de qualquer lugar do planeta, por satélite.

O Cine XV é a atração noturna do calçadão neste período. Durante a realização das conferências, todas as noites, sempre às 20 horas, será exibido um documentário produzido pelo Instituto Brasil Selvagem, sobre parques ambientais preservados existentes no Brasil. Imagens do Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional de Ilha Grande, ambos localizados no Paraná, estão no documentário que traz também imagens do Parque Nacional de Aparados da Serra (na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina); Parques da Serra Geral, São Joaquim, Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (todos em Santa Catarina); Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Mato Grosso do Sul); Parque Nacional do Pantanal (no Mato Grosso) e do Parque Nacional de Fernando de Noronha.

Publicidade

O telão de seis metros com três metros de altura foi instalado próximo ao bondinho da Rua XV.

A conferência deve trazer mais de 300 pessoas para cidade