“Baseado em uma história real”. A expressão é utilizada com frequência no cinema e muitas vezes serve como chamariz para vender um filme. Mas como saber se de fato aquilo que está sendo exibido na tela realmente aconteceu? A resposta, pelo menos para algumas produções, está no site Information is Beautiful, que avalia o grau de veracidade de cada cena.
Desenvolvido pelo escritor e designer inglês David McCandless, o Information is Beautiful trabalha com dados estatísticos nos mais diversos segmentos, de saúde a entretenimento. No link Based on a True True Story? cada filme é avaliado cena por cena, em cinco níveis: verdadeiro, não totalmente verdadeiro, não totalmente falso, falso e desconhecido. Ao clicar na cena, o leitor tem a explicação sobre o que o filme mostra e o que aconteceu exatamente.
Por enquanto, a lista conta com dez filmes avaliados. A produção com o maior percentual de veracidade é “A Grande Aposta”, sobre a crise econômica de 2008, com 88,4% de veracidade. O menor índice é de “O Jogo da Imitação”, 35,7%.
Completam a lista “Rush - No Limite da Emoção” (79,8%), “Spotlight - Segredos Revelados” (78,9%), “Ponte dos Espiões” (75,5%), “A Rede Social” (71,1%), “O Lobo de Wall Street” (68,8%), “O Discurso do Rei” (64,1%), “Philomena” (55%) e “Clube de Compras Dallas” (50,3%).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink