No drama “Depois de Tudo”, que adapta a peça “No Retrovisor”, de Marcelo Rubens Paiva, o diretor João Araújo retorna ao cenário rock-and-roll que visitara em seu primeiro filme, “O Magnata” (2007, quando assinava como Johnny Araújo), que contava com roteiro do cantor Chorão do Charlie Brown Jr., falecido em 2013.
Paiva assina o roteiro desta nova produção, junto com Mauro Mendonça Filho (diretor da montagem teatral), e Lusa Silvestre, que adaptou para o cinema “E Aí... Comeu?” (2012), também inspirado num texto teatral de Rubens Paiva.
Além da equipe técnica da peça de 2003, encontra-se no filme o seu mesmo elenco. Marcelo Serrado volta a encarnar o famoso cantor Ney, cuja cegueira foi provocada por um acidente que o público só conhece em detalhes no final, e Otávio Muller é seu melhor amigo de juventude, Marcos. Os dois passaram quase 30 anos sem se falar.
Quando Bebel (Soraya Ravenle), a mulher por quem ambos foram apaixonados e alterou radicalmente a amizade deles, é internada no hospital, os antigos parceiros de casa e música se reencontram e começam a esclarecer questões não resolvidas do passado.
A trama retorna constantemente a meados dos anos 1980, quando os inseparáveis e jovens Ney e Marcos, interpretados nos flashbacks, respectivamente, por Rômulo Estrela, em seu primeiro longa, e César Cardadeiro, de “Paraísos Artificiais” (2012), conhecem a bela Bebel, vivida aqui por Maria Casadevall, também estreante.
A relação depreciativa entre os amigos, já existente desde a juventude em um clima de camaradagem, atinge um nível mais profundo no reencontro deles, acentuando as mágoas entre eles e com a própria vida. “Soldados” do Legião Urbana, que toca recorrentemente na trilha, assinala os sonhos não realizados ou que foram deturpados.
Quando aponta o caminho da desilusão daquela geração Coca-Cola, com todo sexo, drogas e rock-and-roll inerentes ao grupo retratado, Araújo promete entregar um ótimo drama geracional, mas nunca mantém o fôlego necessário para cumprir este potencial da obra.
Veja um trailer do filme:
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