• Carregando...
Cena do filme “Gastronomia Urbana” | Reprodução/
Cena do filme “Gastronomia Urbana”| Foto: Reprodução/

Levou dez anos para ser feito o único longa-metragem paranaense entre os filmes exibidos no Olhar de Cinema. Apesar do título “Gastronomia Urbana”, o documentário não fala sobre alta culinária ou restaurantes badalados. O filme aborda Curitiba e suas diversidades, propondo a discussão sobre diferenças sociais, hábitos alimentares e seus impactos. Desmistifica Curitiba como “cidade modelo” e a retrata por outros ângulos. Sem cair em clichês, inova trazendo autenticidade e criatividade, tanto na técnica quanto no conteúdo.

Confira no Guia a programação completa do festival

Os personagens do filme são pessoas comuns, com histórias interessantes para compartilhar. O diretor buscou mostrar índios, moradores de rua, trabalhadores, pessoas de grande poder aquisitivo, profissionais renomados da cidade, caminhoneiros, rappers, etc. Há também a participação do ex-prefeito Rafael Greca. As cenas são construídas com humor, a trilha sonora alterna como momentos silêncio e há poucas imagens de entrevistados sentados, no modelo tradicional de documentário.

Serviço

Gastronomia Urbana

O filme será exibido novamente no sábado (13), no CineSystem do Shopping Curitiba, às 21h.

A entrada custa R$ 6 a inteira e R$ 3 a meia.

Classificação: 14 anos.

Na exibição do documentário, na noite de quinta-feira (11), o diretor Ricardo Ernest Machado comentou que ainda está aberto para possíveis alterações de edição. Seria preciosismo. Com a experiência de quem estudou cinema em Nova York, Ricardo apresentou um documentário muito bem feito. Lançado em agosto de 2014, “Gastronomia Urbana” tem roteiro do diretor, em parceria com Fernando Marés de Souza e produção cargo de Guilherme Gluck e Sabrina Garcia.

Uma das personagens do documentário estava na plateia. A tradutora, intérprete e professora de inglês Mirian Machado ficou impressionada com o resultado final. “Muitas vezes nós ficamos presos em uma ‘bolha’ e não conhecemos os outros lados da cidade. O Ricardo mostra isso de uma forma incrível. Retrata muito o contraste entre as classes sociais”, avaliou. É uma ótima dica para conhecer melhor Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]