Poucos atores da história do cinema passaram por uma transformação de imagem como Jerry Lewis, que completa 90 anos nesta quarta-feira (16).
O nova-iorquino de Newark participou de 73 produções como ator até hoje, entre cinema e televisão, começando em 1943 com “Minha amiga Irma” e ainda na ativa, tendo filmes previstos para estreia neste ano (“The trust”) e no ano que vem (“Big finish”).
Pois bem, na prolífica carreira, o que ficou para grande parte dos espectadores é a figura de trapalhão, com base nos inúmeros filmes em que interpretou um personagem muito atrapalhado.
O que surpreende é saber que, nos anos 1960, o ator era considerado cult por ninguém menos que o cineasta Jean-Luc Godard. Prova disso é que, em 1963, o francês colocou “O professor aloprado”, estrelado por Lewis, entre os dez melhores filmes do ano.
Veja 4 filmes com Jerry Lewis para não perder:
Um professor muito tímido toma uma poção mágica para melhorar sua vida social e se transforma temporariamente no bonitão mas inconveniente Buddy Love.
O garoto de recados Stanley, mudo, trabalha num hotel de luxo em Miami Beach, onde só se mete em enrascadas.
Cena clássica do ator datilografando no ar.
Direção de Martin Scorsese. O comediante em início de carreira Rupert Pupkin (Robert de Niro) quer aprender tudo de seu astro preferido, Jerry Langford (Jerry Lewis), e o sequestra.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares