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Chaplin era reservado e não falava muito sobre o que ocorria atrás das câmeras. | Divulgação
Chaplin era reservado e não falava muito sobre o que ocorria atrás das câmeras.| Foto: Divulgação

Charlie Chaplin disse uma vez que tudo que alguém precisava para fazer um filme engraçado era “um parque, um policial e uma menina bonita”.

Em “The Charlie Chaplin Archives” (“Os arquivos de Charlie Chaplin”), um livro robusto definido pelo autor como um “tributo de alta definição ao lendário ator cômico e cineasta”, é possível ver uma dessas mulheres – entre as quatro com quem Chaplin se casou ao longo de seus 88 anos – na reluzente foto de Paulette Goddard, em preto e branco, enorme, com um punhado de bananas roubadas em “Tempos Modernos”.

Produzido pela editora especializada alemã Taschen Books, o livro de 560 páginas, pesando sete quilos e com as dimensões de um pequeno aparelho de televisão, dificilmente pode ser lido na cama, e sobrecarrega muitas mesas de centro.

Mas cumpre o que o escritor inglês Paul Duncan diz ser seu objetivo: recriar a carreira de Chaplin em ordem cronológica, para marcar o centenário do início daquele inglês pobre no teatro até chegar ao cinema, quando abandonou uma turnê de uma companhia de teatro nos Estados Unidos.

Na página 47 está reproduzido o primeiro contrato de cinema de Chaplin, com a Keystone, datado de 25 de setembro de 1913, para o qual Chaplin ganhou a soma então principesca de 150 dólares por semana.

“The Charlie Chaplin Archives”

Paul Duncan. Taschen, 560 pp., US$ 135 (importado).

O resto, como sabe quem tem um olho para a grande produção de cinema e filmes engraçados, é história.

Sua obra incluiu clássicos silenciosos do pastelão como “Luzes da Cidade” e “Tempos Modernos”, antes de aderir ao som com a sátira política em “O Grande Ditador” e a comédia de humor negro, incluindo “Monsieur Verdoux”.

“O que eu queria fazer era torná-lo uma história oral, por isso, quando você lê o livro, são realmente Chaplin e seus colaboradores que falam, você está lendo sobre os acontecimentos de sua vida e como ele fez seus filmes”, diz Duncan.

Com o acesso concedido aos arquivos da família Chaplin, e ajuda da Cineteca di Bologna, com filmes restaurados, Duncan disse que, embora tenha havido inúmeros livros sobre Chaplin ao longo dos anos, este é diferente.

“Ele sempre foi tão reservado e manteve os bastidores dos filmes em segredo, e eu queria contar essa história, a história de como ele fez os filmes”, disse Duncan.

Chaplin morreu em 1977 e dez anos antes fez seu último filme, “A Condessa de Hong Kong”, estrelado por Sophia Loren e Marlon Brando.

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