A Cinemateca de Curitiba recebe a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos a partir desta terça-feira (15), com entrada franca. O evento é uma iniciativa do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem audiovisual. Serão exibidos 39 filmes ao todo, entre eles “Betinho - A Esperança Equilibrista”, “Branco Sai, Preto Fica” e “Colegas”.
Veja a programação completa no Guia Gazeta do Povo
Entre curtas e longas metragens, a programação reúne cerca de 30 filmes, que se dividem em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva do evento, com filmes premiados em edições anteriores, enquanto a Mostra Panorama exibe 23 filmes selecionados por meio de chamada pública. Por fim, a Mostra Temática reúne produções que abordam o tema Criança e Adolescente.
Criada em 2006, a Mostra Cinema e Direitos Humanos surgiu como uma ação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Atualmente, o evento ocorre em todas as capitais federais do Brasil.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Deixe sua opinião