O Coletivo Atalante, conhecido por realizar diversas sessões e debates sobre cinema em Curitiba, realiza uma mostra com o que considera “os melhores filmes do ano”. O evento acontece entre quarta-feira (16) e sábado (19) no anfiteatro 400 da UFPR (R. General Carneiro, 480 – Reitoria, Edifício Dom Pedro I, 4.° andar). Serão duas sessões diárias (16h30 e 19h30), todas com entrada franca.
No primeiro dia serão exibidos os filmes “La Sapienza”, de Eugène Green e “Blackhat”, de Michael Mann. Na quinta-feira (17), é a vez de “Mia Madre”, de Nanni Moretti e “Pasolini”, de Abel Ferrara.
Títulos
Os filmes que o Coletivo Atalante exibirá são: “La Sapienza”, “Black Hat”, “Mia Madre”, “Pasolini”, “A Visita”, “Sniper Americano” e “João Bénard da Costa: Outros Amarão as Coisas que eu Amei”
“A Visita”, de M.Night Shyamalan, e “João Bénard da Costa: Outros Amarão as Coisas que eu Amei”, de Manuel Mozos, serão exibidos na sexta-feira (18). O pequeno festival se encerra com “Sniper Americano”, de Clint Eastwood, com sessão única no sábado (19), às 16h30.
“Dos grandes filmes produzidos, lançados e exibidos neste ano, à maior parte caberia a denominação, cunhada pelo velho Truffaut, de ‘grande filme doente’”, diz Miguel Haoni, idealizador do Coletivo Atalante.
“As únicas afirmações mais diretas de vida vieram de Shyamalan e Green. Cineastas que constroem espaços a serem habitados pelas pessoas e pela luz. Artistas que ajudaram a compor a mostra que aqui oferecemos aos combalidos cinéfilos de Curitiba,” completa.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia