Com 3 milhões de ingressos já vendidos antes mesmo de chegar aos cinemas, a versão para os cinemas da novela “Os dez mandamentos” estreia nesta quinta-feira (28) em mais de mil salas, de acordo com a distribuidora Paris Filmes.
Apesar de ser uma versão resumida da novela já exibida em 2015, a saga bíblica é ansiosamente aguardada por fiéis, que se reúnem nas redes sociais para compartilhar suas expectativas.
Também não é difícil encontrar declarações de pessoas que obtiveram bilhetes em templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Fundador da igreja, o bispo Edir Macedo é dono da Rede Record, produtora do filme.
A Universal afirma não estar envolvida diretamente na compra de bilhetes, mas confirma que seus grupos voluntários e projetos beneficentes apoiam “que o público em geral tenha a oportunidade de assistir ao filme”.
A IURD, entretanto, não esclareceu de que forma se dá esse apoio. A reportagem recebeu ingressos gratuitos para sessões do filme em cultos da igreja em São Paulo e no Rio. Em um dos templos, havia cartazes do filme nas paredes.
Em um culto de “terapia do amor”, em um templo de Copacabana, o pastor sugeriu que os fiéis fossem ver o filme, desde que conciliando os horários para não faltar ao “compromisso com Deus”. Já na Catedral do Brás, em São Paulo, o filme não foi mencionado. Mas o rapaz que entregou ao repórter um ingresso de R$ 30 para uma sessão amanhã, às 18h15m, disse:“Nas catedrais, eles não vão falar do filme. Só nas igrejas. Aí, vão até dar os ingressos”.
No caso do ingresso obtido no Rio, um detalhe: é uma meia-entrada do cinema UCI, na Barra.
A assessoria da rede informou tratar-se de um acordo entre a Paris Filmes e a IURD, no qual compradores de mais de 200 bilhetes têm desconto para a semana de estreia. A rede não informou se o desconto interferiria na cota obrigatória de 40% de meias-entradas.
Para Paulo Sérgio Almeida, presidente do portal de análise do mercado cinematográfico “Filme B”, a tática de divulgar o filme nos templos é “completamente normal”.
“Vivemos num estado laico em que todas as religiões têm direito de fazer filmes e usar estratégias de marketing. O Padre Marcelo Rossi também fez campanha para promover o filme dele”, compara.
Almeida tem boas expectativas com relação ao longa, que quebrou o recorde de pré-venda de “Tropa de Elite 2”, o campeão nacional de bilheteria.
“Acho positivo, pois rompe com as comédias comerciais. É um filme épico, e traz uma TV aberta investindo numa superprodução.
Resumo
Para resumir dezenas de episódios em menos de duas horas, o primeiro passo foi escrever um roteiro baseado na trama que já havia sido contada na televisão, e, a partir daí, compilar as cenas já existentes.
Áudio
A parte mais complicada foi técnica. O áudio precisou ser remixado. As imagens passaram por uma colorização mais “cinematográfica”. O resultado se pretende uma “obra de entretenimento”, e não religiosa ou evangélica.
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