Nascido em Palm Spings, na Califórnia, Cameron Crowe ficou conhecido pelos roteiros originais e por filmes baseados em experiências pessoais: em “Quase Famosos” (2000), ele retratou o cenário do rock na década de 1970, além dele mesmo.
Na trama, um garoto prodígio de 15 anos consegue trabalho na lendária revista “Rolling Stone”, e acompanha a banda Stillwater em sua primeira excursão nos Estados Unidos. Quando era bastante jovem, Crowe, de fato, trabalhou na publicação, para a qual colabora até hoje.
Sua inteligência logo chamou a atenção da mãe, que fez o filho não frequentar o jardim de infância e ultrapassar anos na escola primária. O brilhantismo, porém, lhe custou os contatos sociais: para compensar a solidão, começou a escrever. Depois de atuar em publicações, logo migrou para o cinema, nos anos 1980. A carreira cinematográfica deu uma guinada com “Jerry Maguire – A Grande Virada” (1996), indicado ao prêmio de melhor roteiro original no Oscar – categoria que ele venceu em 2000 por “Quase Famosos”.