A produção cinematográfica dos países orientais volta ao circuito curitibano com a Semana do Cinema Coreano. O evento tem início nesta segunda-feira (3) e prossegue até o domingo (9) com exibição de cinco filmes realizados a partir do ano 2000.

CARREGANDO :)

Serão exibidos os filmes "A caminho de casa" (2002), de Lee Jung-hyang; "Casando com a máfia" (2002), de Jung Heung-soon; "Chilwaseon" (2001), de Im Kwon-taek; "O guerreiro" (2001), de Kim Sung-soo e "Zona desmilitarizada" (2000), de Park Chan-wook.

Os filmes têm legendas em espanhol e as sessões são gratuitas.

Publicidade

O evento é uma promoção da Fundação Cultural de Curitiba e do Consulado Geral da República da Coréia, em São Paulo.

Confira a programação e as sinopses dos filmes:

"A caminho de casa" - Uma mãe com problemas financeiros decide deixar o seu filho de sete anos com a avó que mora no interior. O garoto, acostumado com a modernidade e o materialismo da cidade grande, torna-se uma criança extremamente rebelde. A avó, que sofre de deficiência auditiva, tenta infrutiferamente agradar o neto. Segunda-feira (3) às 19h e 21h.

"Casando com a máfia" - Um talentoso empresário acorda numa manhã, em sua cama, ao lado de uma misteriosa moça. Depois do pânico de não saber quem era a tal mulher, ele a manda embora, mas mal sabe que a moça era a filha do mais poderoso mafioso da cidade. Além disso, o empresário terá que agüentar os dois irmãos da moça e o big boss que quer o casamento de qualquer forma. Terça-feira (4) às 19h e 21h e sábado (8) às 19h.

"Chilwaseon" - De uma família pobre, o irreverente pintor Jang Seung-up viveu na década de 1850. O artista revela novas técnicas de pintura coreana sem ter que poetizá-las, como era de costume. Apesar de não ter tido estudo comparado aos famosos pintores, que deveriam necessariamente ser letrados, convive com o conflito de ganhar reconhecimento diante da originalidade de suas pinturas. Jang tinha a reputação ébria e a paixão. O filme é baseado em história real. Quarta-feira (5) às 19h e 21h e sábado (8) às 21h.

Publicidade

"O guerreiro" - Ano de 1375, (D.C). Sete anos depois que a dinastia Ming (1368-1644) obteve total poder sobre a China, a Coréia (que na época estava sob a dinastia Koryo, 918-1392) passava por problemas políticos internos e realizava constantes negociações com o novo reinado chinês. Após o assassinato, pelos coreanos, do diplomata enviado pelos Ming à Coréia, a China passou a dificultar as relações pacíficas. No entanto, o rei da Coréia enviou várias missões diplomáticas para a capital chinesa. Muitas falharam, mas, numa delas, a ordem e a relação foi estabelecida. Baseado em história real. Quinta-feira (6) às 19h e 21h e domingo (9) às 18h.

"Zona desmilitarizada" - Na troca de tiros que ocorre na região conhecida como "A Ponte Sem Volta" (vila atual de Panmunjon), na zona desmilitarizada entre as Coréias do Sul e do Norte, dois soldados norte-coreanos são assassinados. O governo do norte afirma que o incidente foi um ataque flagrante dos sul-coreanos. Em contrapartida, o sul afirma que um de seus soldados foi ferido na tentativa de seqüestro pelos norte-coreanos. Para investigar o fato, foi trazida da Suíça uma equipe da Comissão dos Países Neutros, tendo como responsável a Major Sophie Jean. Sexta-feira (7) às 19h e 21h e domingo (9) às 20h50.

Para outros filmes confira o roteiro de cinema