Os clipes não vão mais fazer parte da programação do horário nobre da MTV em 2007. Eles estarão no ar na madrugada e na parte da manhã, entre às 2h da manhã e às 8h ou 9h, sem nenhum programa ou linha editorial específica. Dentro da programação da emissora, a redução será grande, de cerca de 50% a 60%.
Programas que apresentam exclusivamente o formato, como o "Chapa Coco" e o "Disk MTV" estão com os dias contados e vão acabar no próximo ano. O recém-lançado canal de internet MTV Overdrive será o local para assistir o formato.
- Houve uma mudança no consumo de música pelos jovens. O mundo fora da TV mudou. Daí a idéia de um canal digital, de banda larga, para o vídeo clipe. A outra idéia, de criar um canal de TV só de clipes, a MTV2, foi aposentada. Não acreditamos mais que um canal de televisão só de clipes possa dar certo - contou Zico Góes, diretor de programação da MTV.
O clipe hoje ocupa cerca 70% da programação da MTV. Para preencher o espaço que vai sobrar na grade, a emissora vai criar uma faixa de documentários musicais de segunda a sexta-feira.
- Vai ter de tudo, desde coisas muito didáticas, como programas sobre grandes nomes da música e os melhores álbuns e o que é hip hop, por exemplo, a coisas mais bizarras, como mortes - explicou Zico.
A MTV também vai apostar em formatos considerados mais televisivos, que contam histórias, como a sitcom "Casal neura", séries de desenhos animados e reality shows como "As quebradeiras", que estréia no verão, sobre as férias de um grupo de amigas que bota para quebrar.
- Acreditamos que o clipe conta uma história curta. Seu formato não pertence mais à TV. Pelo menos o público que nos interessa vê vídeo clipe na rede. Já faz algum tempo que o clipe está diminuindo na nossa programação, pois não dá resultado. Temos investido mais em outras coisas - explica Zico Góes.
Outro formato que deve ganhar mais espaço na MTV são os programas de comportamento, privilegiando dois tipos de debate. No verão, a emissora começa a apresentar o "Chá das minas", programa apresentado por Penélope, André e Luiza.
- O "Chá das minas" trata de problemas e questões femininas, como TPM, namoro, chocolate. Será apresentado na praia, de maneira bem descontraída - conta Zico.
Em 13 de fevereiro, estréia um outro programa de debates apresentado por Cazé para discutir temas atuais e polêmicos, como por exemplo, o controle da internet pelo governo. Terá uma hora de duração e será semanal.
- Esses programas foram criados atendendo a pedidos da audiência. Também estamos apostando muito no MTV Overdrive, especialmente por permitir que o próprio usuário crie e produza conteúdo que pode ser apresentado no próprio MTV Overdrive ou na TV. Em fevereiro lançaremos uma rádio FM, a princípio em São Paulo, mas desejamos transformá-la em rede nacional no futuro - antecipa Zico.
Deixe sua opinião