O segundo semestre começa agitado para a música curitibana. Estão saindo do forno vários trabalhos, seja em disco, faixas ou em clipes. Vou tentar fazer aqui um resumo do que captei nos últimos dias:
Leminskanções Em agosto, mês do cachorro louco e das comemorações dos 70 anos do poeta Paulo Leminski, veio à luz o show e o álbum duplo Leminskanções, que, como o nome diz, traz músicas compostas por Leminski e interpretada por Estrelinski e Os Paulera. No primeiro disco, "Essa Noite Vai Ter Sol", há composições feitas somente pelo poeta. E o segundo disco, "Se Nem For Terra Se Transformar", reúne algumas de suas inúmeras parcerias.
O projeto é de Estrela Leminski e no disco há participações especiais de Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Ná Ozzetti, Serena Assumpção e Bernardo Bravo. A produção musical na maioria das faixas é de Fred Teixeira (que vem cada vez se destacando mais na área) e Natália Mallo, e em quase todas o time principal de músicos, além de Estrela Leminski, é formado por Téo Ruiz (guitarra e voz), Dú Gomide (guitarra), Alonso Figueroa (teclados), Érico Viensci (baixo) e Denis Mariano (bateria).
O álbum duplo pode ser baixado gratuitamente no site www.leminski.com.br. Eu recomendo.
Janaina Fellini
A encantadora intérprete nos dá de presente uma tangerina. Ontem à noite, ela fez um show no Teatro do Paiol para apresentar "Tangerina" que, além de uma fruta, é também uma música (parceria de Bernardo Bravo e Conde Baltazar) que nomeia o novo projeto da cantora. O show teve os músicos Dú Gomide (guitarra), Glauco Sölter (baixo), Alonso Figueroa (teclados), Sergio Monteiro Freire (sax) e Denis Mariano (bateria).
"Tangerina é uma música. Tornou-se um show e transformou-se em uma experiência de comunicação", afirma Janaina, explicando que a música inspirou três artistas a interpretarem visualmente a canção em postais que foram enviados a pessoas interessadas em recebê-los. Por sua vez, algumas dessas pessoas reinterpretaram tudo e responderam em forma de novas imagens, poesias, textos e criações livres.
"Partilhada ou não, esta é uma experiência que tem relação com a contemporaneidade. Para ganhar vida, a Tangerina atravessa a cidade, o público, a mobilidade, a comunicação ativa e afetiva, a economia criativa, o tempo em horas, as horas em gomos, os gomos em arte, a arte em música", escreveu a intérprete em texto de apresentação do projeto.
A "Tangerina" pode ser ouvida e baixada neste link: soundcloud.com/janainafellini/tangerina.
Pão de Hamburguer
A banda Pão de Hamburguer é uma das cinco finalistas na categoria canção no eFestival Samsung. Depois da primeira seleção, da qual foram escolhidos os finalistas, agora a decisão sairá por voto popular. A premiação em dinheiro vai de R$ 4,5 mil para o terceiro lugar a R$ 30 mil para o primeiro. Também são legais as outras premiações que são a formatação de um plano de carreira, a gravação de um single que vai ser enviado para rádios de todo o país e convites para shows. São duas categorias, além da de canção também há a instrumental.
A votação fica aberta até a sexta-feira, portanto ainda dá tempo de votar na boa música do Pão de Hamburguer, é só acessar o seguinte link: www.efestival.com.br/web2/votacao.php.
Lindberg Hotel
O multi-instrumentista Claudio Romanichen, que é responsável pela banda Lindberg Hotel, lançou no fim de agosto um clipe para a música "George & Marlene". Ele não chamou de clipe, mas de curta-metragem. É um vídeo caseiro, simples de tudo, em que aparece alguém retirando discos de uma pilha. Só disco bom. Aparece apenas a mão tirando um por um de dentro de uma caixa. Ao vídeo, Romanichen deu o nome de "Family Photos" e não esconde que é um tributo a alguns dos artistas favoritos dele.
Apesar de simples, o vídeo deu certo, a música é boa e é uma diversão ficar adivinhando-lembrando de quais bandas são as capas de discos retiradas da caixinha.
Pallets
A banda de São José dos Pinhais lançou o clipe da música "Vai pra P.Q.P.", uma prévia do DVD Pallets ao Vivo na Terra da Bala, que será lançado oficialmente em shows nos dias 24 e 25 de outubro, no Teatro do Sesi, em São José dos Pinhais.
Tinha mais, mas o espaço acabou. Fica para a próxima.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura