Programe-se
Orquestra Harmônicas de Curitiba 35 anos
Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273), (41) 3321-2845. Dias 18 às 20h e 19 às 19h. R$ 30 e R$ 15.
Lá pelos idos de antigamente, quando eu era um piazinho de Curitiba mal saído das fraldas, fiz uma breve oficina de harmônica (pra quem não sabe, é a popular gaita de boca) com o maestro Maurício Einhorn, um dos expoentes do instrumento no Brasil e no mundo. Mal sabia eu da importância do músico e também mal sabia soprar uma gaitinha. Saí de lá com algumas músicas assassinadas no bico. Alguns colegas feras viriam a fazer parte da Orquestra de Harmônicas de Curitiba. Essa mesma orquestra, após um breve hiato, retornou aos palcos e no sábado e no domingo, na Capela Santa Maria, fará seu concerto comemorativo de aniversário de 35 anos de atividades.
A OHC foi oficialmente fundada com um concerto em 1979, no dia do aniversário de Curitiba, 29 de março. De lá para cá, foram centenas de apresentações no Brasil e no mundo, três LPs e cinco CDs lançados, e até uma participação com música na novela Sonho Meu, da Rede Globo, de 1993. Seus fundadores foram Ronald Pereira da Silva (já falecido) e Eduardo Manoel Marques Pereira.
Agora, quem responde pela coordenação musical da OHC é o músico Bene Chireia. Com patrocínio da Hering (a fábrica de harmônicas, não a de roupas) eles estão planejando um novo disco para o ano que vem, além de uma sequência de shows a começar por este comemorativo. Como principal mudança, o grupo adotou, além das harmônicas, uma equipe de músicos de base.
Segue uma breve entrevista com Chireia:
Quais os músicos atuais da Orquestra de Harmônicas de Curitiba, dos harmonicistas e os tipos de harmônicas, e os de base também?
Participam agora os seguintes músicos: Bene Chireia (Harmônica Cromática, Polyphonias), Gilberto Lima (Harmônica Cromática, Harmônica Baixo), Gustavo Daher (Harmônica Cromática Polyphonia, Vineta), Indiara Sfair (Harmônica Cromática), Leandro Lopes (Harmônica Cromática, Harmônica Baixo, Vineta, Polyphonia) e Renato Daher (Harmônica). E no grupo de base estão Fabio Hess (Guitarra), Fernando Rivabem (Bateria), Samuel Trone (Baixo) e Paulo Mendes (Percussão) Já está definido o repertório do show?
O repertório é o seguinte: "Sugar Blues" (Clarence Williams) "Delicado" (Waldir Azevedo) "Peg Oh My Heart" (Alfred Bryan/Fred Fisher) "Dardanella" (Felix Bernard/Johnny Black) "Over the Rainbow" (Harold Arlen) "12th Street Rag" (Euday Bowman) "Por Una Cabeza" (Carlos Gardel/Alfredo Le Pera) "Linda Flor" (Henrique Vogeler) "Estrada do Sol" (Dolores Duran/Tom Jobim) "Dança Húngara" (Johannes Brahms) "Valparaiso Blues" (Marcelo Ricciardi, Benê Chiréia) "Orpheus" (Jacques Offenbach) "Saint Louis Blues" (W.C.Handy) "Bicho Carpinteiro" (Angelo Reale) "Tico-Tico no Fubá" (Zequinha de Abreu) "Fantasia Improviso" (Frédéric Chopin) Este mesmo repertório irá fazer a base do disco que vem por aí ou serão feitos novos arranjos?
Este repertório será a base do novo disco e também serão feitos novos arranjos. Já tem um calendário de shows próximos, vai ter turnê?
Temos eventos fechados em Curitiba e a Virada Cultural em novembro Tem projeto aprovado para o disco e shows?
Temos um projeto aprovado (Fomento em Música FCC) para realizar apresentações em espaços públicos de Curitiba no próximo ano (Boca Maldita, Ruinas de São Francisco, etc..) Convidados especiais?
Teremos a participação (na apresentação de domingo) do músico Raule Alves (Souzaphone)
* * * * *
Apesar do nome, a Orquestra de Harmônicas de Curitiba não é um grupo ligado à Fundação Cultural de Curitiba e sobrevive do apoio de fãs e patrocinadores. A história, a discografia completa da OHC e alguns áudios e vídeos estão disponíveis no site www.harmonicasdecuritiba.com.br
* * * * *
Muito boa a iniciativa do Supermercado Condor de Curitiba, que está acolhendo a Big Time Orchestra em shows dentro de suas lojas para o lançamento do CD e do DVD Night. A primeira apresentação aconteceu no Condor da Nilo Peçanha, no dia 8 e já há mais três agendadas, sempre no horário das 18h30: dia 16, no Champagnat, dia 17 no Água Verde, e dia 30, no Novo Mundo. O CD e o DVD também estão à venda nas lojas Condor. Parabéns e que outros estabelecimentos também adotem a ideia.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.