Setlist
Confira as músicas que integram o sohw de Anna Toledo.
"Amendoim Torradinho" (Henrique Beltrão)
"Volta por Cima" (Paulo Vanzolini)
"Praça Clóvis" (Paulo Vanzolini)
"Iracema" (Adoniran Barbosa)
"Apaga o Fogo Mané" (Adoniran Barbosa)
"Sempre Eu" (Lupicínio Rodrigues)
"Nunca" (Lupicínio Rodrigues)
"Felicidade" (Lupicínio Rodrigues)
"Disfarça e Chora" (Cartola)
"Vem Dançar" (Anna Toledo)
"Par Ímpar" (Anna Toledo)
"Nervos de Aço" (Lupicínio Rodrigues)
"Vingança" (Lupicínio Rodrigues)
"Você não sabe amar (Dorival Caymmi)
"Pela Décima Vez" (Noel Rosa)
Músicos
Fábio Cardos (piano) e Márcio Rosa (percussão)
Anna Toledo (http://www.myspace.com/annatoledo e em breve www.annatoledo.com.br) é cantora e atriz. Ela mesma brinca com a dualidade ao se perguntar o que melhor a define, se atriz que canta ou cantora dramática. Junte-se as artes e é melhor defini-la como: intérprete. Todo intérprete necessita de boas canções e Anna já foi buscá-las em diferentes endereços. Visitou os standards do jazz, os musicais, tem um disco (ainda inédito) com músicas do poeta Paulo Leminski, músicas de teatro (Kurt Weill e Brecht entre outros), músicas de Vinícius de Moraes e, agora, no seu projeto mais recente, foi buscá-las no universo do samba-canção. Foram dois anos de buscas até montar o repertório que ela traz a Curitiba para um show único nesta sexta-feira, no Sesc Paço da Liberdade.
Vamos deixa-la falar do espetáculo e do repertório: "Este show que vou apresentar reflete um trabalho que venho fazendo há pelo menos dois anos, direto, de pesquisa de repertório de samba-canção. Ano passado eu fiquei em temporada com o show Disfarça e Chora (começou como piano e voz, depois virou voz e banda) em casas paulistanas como Casa de Francisca, All of Jazz, Buchanans Lounge e Centro Cultural Rio Verde (do Guga Stroeter)."
Repertório
"Eu encontrei no repertório de samba-canção um caminho natural muito interessante (para o meu estilo musical). Sempre gostei muito de letra, do que a música diz, mais do que a melodia ou a "levada". Sempre senti que a diferença no que eu faço acontece pela interpretação, mais do que pela potência vocal ou pelo virtuosismo. E os sambas-canções são pequenos dramas, historinhas com arco dramático, começo, meio e fim, personagens que se revelam por meio de uma canção que dura cinco minutos. Quer coisa mais apetitosa do que isso para uma atriz-cantora?
Além do mais, minha avó cantava isso o dia inteiro. E, pelo que descobri fazendo o show no ano passado, não era só a minha avó. Muita gente da minha geração, ou mais nova, reconhece essas melodias e letras como uma memória afetiva de pais, avós, enfim... estas canções moldaram nossa educação sentimental. Não é exagero. Toda vez que eu canto Vingança, a reação é a mesma: oooooh!!! esta música!!!."
Músicos
"Quando estive em Curitiba ano passado a convite da Paraná Educativa, gravei um programa musical com esse repertório, acompanhada de três músicos incríveis que atuam em Curitiba Fábio Cardoso, Fábio Hess e Marcio Rosa. O resultado ficou muito bonito e me fez decidir chamar os mesmos músicos para tocar comigo agora no Sesc. (O Fabinho Hess está indisponível, trabalhando todas as noites, então fechamos em piano, voz e percussão).
O Fábio Cardoso é meu parceiro musical desde... Bom, nós trabalhamos juntos na época do Vocal Brasileirão (1995-2001), depois fizemos uns três shows juntos (só eu e ele) Improváveis Canções (com música de teatro, em 96), o Cabaret Bertolt (com música de teatro 2, rsrs, em 97) e um show de músicas do Vinicius de Moraes, em 98, encomendado para o Teatro Paiol. Além disto, ele gravou comigo a minha primeira demo, aquele trabalho com músicas do Leminski. Ou seja, a gente já se conhece e se comunica muito bem, mesmo estando há tanto tempo sem tocar juntos."
Serviço
Coração na Mão. Anna Toledo. Dia 11 de junho, às 20 horas. Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques s/nº) Ingressos: R$ 20 e 10.