Assista aos três videoclipes no Blog Sobretudo
Três videoclipes. Três músicas distintas. Três olhares que orgulham a produção videomusical de Curitiba. Vou falar aqui dos clipes das músicas "Veranizar", de Leo Fressato, "Nessa Mulher", de Rodrigo Lemos e banda Lemoskine, e "Meow", da Punkake, todos lançados na semana passada.
"Meow", a música, talvez seja uma das melhores produções já feitas em Curitiba. Foi gravada no estúdio Click, com produção de Ruth Varella, compositora e produtora radicada em Chicago, nos Estados Unidos, e engenharia de som do alemão Norbert Weiher. A mixagem do single ficou por conta de Stephen George, baterista fundador da banda Ministry, no Gimme That Sound Studios de Nova York. O produtor já trabalhou com grandes nomes da cena internacional como Michael Jackson e Britney Spears. Foi masterizado por Chris Gehringer no estúdio Sterling Sound, também em Nova York, responsável pelos últimos trabalhos do fenômeno musical Lady Gaga. O vídeo foi assinado por Paulo Biscaia Filho, conceituado diretor de teatro e de cinema, que trabalhou junto com sua Companhia Vigor Mortis e teve produção executiva de Klaus Magno.
A qualidade sonora e aqui me refiro à captação e engenharia se destaca sobre a maioria das produções nacionais. Clareza, limpidez, força e timbre excelentes. Valeu o investimento no time de primeira.
Já o registro visual é mais simples, mas longe de significar ruim. Uma só locação na Universidade Livre do Meio Ambiente e com as meninas superproduzidas quase montadas, eu diria fazendo caras e bocas enquanto interpretam a música, cercadas por silhuetas de gatos gigantes que vão se transformando em reais. Mas funciona bem no conjunto da obra.
Rodrigo Lemos e Leo Fressato perderiam em comparação com a qualidade sonora da Punkake. Não porque estejam ruins, mas porque o padrão de comparação ficou muito alto. Conseguiram também bons registros sonoros e o clipe de "Nessa Mulher" ganha dos dois em termos de imagens impactantes, daquelas que prendem a atenção do começo ao fim da música e por vezes até tiram a atenção da canção.
Os clipes deles são um tanto parecidos na medida em que a música vai rolando e introduzindo imagens quase estáticas. Do meio para o fim estas imagens vão ficando mais movimentadas e mais ousadas, no caso de Lemos.
Comecemos pelo mais famoso, o músico Leo Fressato, para sempre marcado como autor do hit de internet "Oração", que bombou no YouTube e catapultou a carreira da Banda Mais Bonita da Cidade.
Sua "Veranizar" tem arranjo minimalista, repetitivo. Começa com um simples ukelele e vai sendo preenchida aos poucos com outros instrumentos, um violão, um piano, flauta, os elétricos, percursivos e se integra com um violoncelo. Uma delícia de canção. Delicada. Um dia de sol preguiçoso, com um ventilador ao lado, tranquilo e uma chuva de verão que cai e vai embora. Produção musical e arranjos perfeitos assinados por Alvaro Ramos e Jerôme Gras.
O clipe, devo confessar, tem alguns clichês que me incomodaram ao provocar uma quebra no fluxo de imagens.
Parênteses: A amostra da canção me deixou curioso para ver como será o primeiro disco de Fressato. E a boa notícia é que ele e Ana Larousse conseguiram R$ 26 mil no site colaborativo Catarse, ultrapassando o total de R$ 25 mil que haviam calculado para concluírem os discos de cada um. Viva! Fecha parênteses.
Nos dois primeiros vídeos comentados, o som ficou melhor do que o vídeo. Já no caso de Lemos, as imagens, como disse, são impactantes e se sobressaem.
A câmera está sempre fixa em detalhes, nunca mostra o todo, que vai se construindo na imaginação de quem vê. São estranhas imagens com homens de barba com lábios e unhas pintados. Purpurina explodindo na batida da caixa e do prato da bateria. Então surge um polvo e corpos nus. Mistura de repulsa e atração. Estranhamento e erotismo.
Lemos, que também participa da Banda Mais Bonita da Cidade e da Naked Girls and Aeroplanes, está formando uma coleção de bons clipes. O anterior, "Alice", mais lúdico e inocente, já era uma parceria visual com o diretor João Marcelo Gomes, que prossegue agora com "Nessa Mulher".