Fãs de música em geral adoram saber as histórias por trás das composições de seus artistas prediletos. E é essa a razão do sucesso do programa Storytellers, produzido pelo canal norte-americano VH1 há 15 anos. O formato é semelhante àquele que a MTV emprega em seu Acústico, só que, em vez dos shows "desplugados", a atração fica por conta de apresentações em que os músicos intercalam suas canções com relatos sobre a carreira e suas fontes de inspiração.
Os episódios que vão ar por aqui, tanto na VH1 Brasil como na VH1 HD (em alta definição) não são os mais recentes. Foo Fighters, Kanye West, Kid Rock e ZZ Top são alguns dos convidados cujos programas são reprisados todos eles foram gravados entre o fim de 2008 e 2010. No caso de Christina Aguilera, por exemplo, isso faz com que o show trate bastante da "reinvenção" que a artista empreendeu em sua trajetória musical ao longo da década passada, com a ajuda da produtora e compositora Linda Perry e deixa o conteúdo um pouco datado.
Dave Grohl, por sua vez, é carisma puro na edição de Storytellers sobre o Foo Fighters. O vocalista conta como surgiu a ideia do videoclipe de "Big Me", sucesso estrondoso em 1996 e no qual a banda imitava um anúncio da bala Mentos. Uma das anedotas mais interessantes diz respeito a "Everlong", single do álbum The Colour and the Shape (1997): Grohl lembra de uma turnê com Bob Dylan, que, numa cidade do Canadá, chamou o líder do Foo Fighters para saber mais detalhes da música, pois pensava em tocá-la ao vivo. "Sabem de uma coisa? Depois disso, minha vida está feita", diz Grohl à plateia, antes de emendar o riff de abertura da canção.
O primeiro programa da série foi ao ar em 1996, com Ray Davis, líder do The Kinks, que à época estava em uma turnê chamada Storyteller. Desde então, 80 artistas de David Bowie a R.E.M., passando por Ringo Starr e Pearl Jam já participaram do projeto. Os episódios mais recentes incluem, entre outros, Kings of Leon, o cantor de neo-soul Maxwell e o indie rock de Death Cab for Cutie.
Serviço:Storytellers. Segunda, terça, quinta e sexta, das 19h às 20h; e domingo, das 6h às 11h (VH1 HD); terça, às 16h (VH1 Brasil).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião