Programe-se
Programa da Palmirinha
Segunda a sábado, às 22 horas, no canal Bem Simples.
Enquanto arruma milimetricamente a massa de uma trança de abóbora com coco, uma senhorinha simpática aconselha: "Essa receita você pode fazer para levar na casa da sua mãe, para levar na casa da sua sogra. Porque você tem que agradar a sua sogra! A sua sogra é a sua segunda mãe." Esses são alguns dos conselhos que uma das figuras mais conhecidas da televisão brasileira, a cozinheira Palmirinha Onofre, dá para seus espectadores enquanto sova pães, prepara bolos e almoços no Programa da Palmirinha, no canal Bem Simples, da Fox International.
Aos 81 anos, a "vovó mais querida do Brasil", como diz a descrição da página do seu programa, conquista qualquer um com seu jeito irreverente: dita as receitas pausadamente, assim como se fazia antes da internet disponibilizar tudo, e chama os espectadores de "amiguinhas." Os esquecimentos de Palmirinha são outro ponto hilário, e já viraram uma marca no programa. Constantemente, ela é lembrada pelo boneco Guinho, que também faz perguntas sobre as receitas, ajudando o processo a ficar mais didático.
Quem espera aprender receitas mais leves, lights ou afins, esqueça. Melhor nem ligar a televisão. Os pratos de Palmirinha são comidas simples e substanciosas, aquelas dos domingos na casa das nossas avós. Palmirinha não troca o creme de leite por iogurte desnatado, e nem o açúcar branco por outro menos processado.
Em uma receita na qual ensinou fazer coxa e sobrecoxa de frango empanadas, ela não pestanejou em besuntar a carne com maionese ("normal", é óbvio) antes de passar a carne em uma mistura de farinha de rosca e bolacha de água e sal trituradas. O máximo do saudável foi que a vovó preferiu assar a iguaria ao invés de fritá-la. No fim, salada e um arroz branco com cheiro verde para decorar. "Capricha, viu, amiguinha? Você está fazendo um almoço de domingo." Enquanto ensina os famosos sonhos de creme ("bom pra vender", segunda ela), Palmirinha faz questão de dizer que criou as três filhas praticamente com eles. No final do programa, o boneco Guinho ensina truques e até algumas regras de etiqueta para os idosos usarem a internet.
Publicidade
Com períodos de altos e baixos na televisão (ela havia anunciado o afastamento das telas em 2010), Palmirinha virou sensação. Seus erros e esquecimentos mostrados em atrações para o público jovem, como o CQC, da Band (ela virou "musa" do quadro Top Five) atraíram um público mais heterogêneo. Os vídeos na internet com as trapalhadas e troca de palavras fizeram dela um ícone trash/cult. Também está em alta no mercado publicitário e é convidada para diversas campanhas. No seu programa atual, uma famosa e sofisticada marca de camisas faz merchandising. Palmirinha sempre pergunta: "Gostaram da minha roupa?", enquanto faz um breve "desfile" antes de se despedir das amiguinhas que, com certeza, já esperam ansiosamente pela próxima receita.
Deixe sua opinião