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 | Ricardo Boni/FIT
| Foto: Ricardo Boni/FIT

Para começar, a vergonha, item irreconciliável com participações especiais como esta da foto, em que minhas pernas foram solicitadas como branca e cabal metáfora da capacidade de caminhar. A protagonista vivia uma mendiga "aleijada" – a plateia continha a respiração quando essa palavra era empregada no lugar do politicamente correto "portadora de necessidades especiais". A peça Julia, de Criciúma (SC), foi apresentada durante o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (o calor do interior de São Paulo explica as pernas de fora, ok?), um espetáculo de rua em que a atriz quase sofreu um acidente de trabalho por conta do terreno em declive sobre o qual foi instalada sua carruagem.

Também não dá para ter vergonha quando você é a única pessoa na plateia e um grupo se desdobra no palco em ensaio aberto. Os mais constrangedores são os monólogos em que o ator encara o público – no caso, você.

Além da perda da vergonha, alguém menos afeito às artes cênicas certamente acrescentaria um irônico "perda de tempo". Mas vamos lá, Poliana diria que "tudo vale a pena se...". Deixa pra lá.

No teatro também perdi vários espetáculos. Difícil folhear os catálogos antigos do Festival de Curitiba e perceber que Gerald Thomas apresentava experimentos históricos na Ópera de Arame, como The Flash and Crash Days, em 1992, com as duas "Fernandas", enquanto eu deveria estar pousando na casa de uma amiga ou ouvindo dance music em alguma baladinha.

A abertura do evento anual curitibano trouxe o lendário Sonho de Uma Noite de Verão, de Cacá Rosset. Perdi. O Armazém fazendo Alice Através do Espelho e A Vida É Cheia de Amor e Fúria, que lançou nacionalmente a Sutil Cia. de Felipe Hirsch, felizmente peguei. Mas o que dizer de New York por Will Eisner, de Edson Bueno, no Guairão, na era pré-festival? Acho que nem fotografia tem.

Ainda em Rio Preto perdi de ver várias expressões faciais e figurinos na série Peep Classic Ésquilo, da paulistana Club Noir. E olha que eu estava na plateia, de olhos bem abertos. Mas, por escolha do diretor, suas peças se instalam no breu.

O que ainda não perdi foi a incapacidade de levar na esportiva. Difícil, especialmente em casos como o de Julia. "Você ficou com nojo da minha língua?". Sim, ela tinha lambido um pouquinho. "Pois eu não fiquei com nojo da tua perna."

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