• Carregando...
Cena da peça "Comédia Russa" | Paula Kossatz / Divulgação
Cena da peça "Comédia Russa"| Foto: Paula Kossatz / Divulgação

GUIA GAZETA DO POVO

O Guia Gazeta do Povo selecionou programas imperdíveis para você fazer na cidade logo após ver uma peça durante o Festival de Curitiba. Que tal esticar a noite com um jantar romântico, uma balada ou um barzinho para tomar aquela cerveja gelada com os amigos?! Assista ao vídeo e veja as dicas

Funcionários públicos passam horas sem fazer absolutamente nada. A distração é encher xícaras de café, fofocar sobre a vida alheia, tricotar planos para o final de semana. Não, essa não é a repetição da notícia sobre os cerca de 30 servidores da Assembleia Legislativa que estão sem trabalhar, mas continuam recebendo, veiculada pela Gazeta do Povo nos últimos dias. E sim o mote da peça Comédia Russa (confira o serviço completo), que estreia hoje no Festival de Curitiba. Como se vê, qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

O novo trabalho da companhia carioca Fodidos Privilegiados estreou – bem – em outubro do ano passado. Com texto de Pedro Brício (indicado ao Prêmio Shell ) e direção de João Fonseca, a peça tem em seu elenco Rodrigo Nogueira, Karen Coelho – que substitui Natália Lage – Thelmo Fernandes, Rose Abdallah, Roberto Lobo e outros seis atores. Incrivelmente próxima da realidade, Comédia Russa faz uma sátira à burocracia do funcionalismo público. Mas também tem um quê de suspense.

Saiba tudo sobre os espetáculos da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba

"É uma comédia, mas não é uma comédia em que há uma piada atrás da outra. Ela mescla vários gêneros, como é característica do trabalho do Brício", diz João Fonseca.

A repartição em questão – que trata da conservação de monumentos históricos – não tem utilidade para nada. Os funcionários passam o dia falando mal uns dos outros. "Mas se passa na Rússia, não tem nada a ver com o Brasil", ironiza Fonseca.

O clima modorrento do lugar se modifica quando acontece um assassinato. Alguém coloca veneno na garrafa de café. Aí surgem dois policiais, um cego e um manco, ambos muito violentos. "Nossa ideia é criticar toda essa inoperância, essa ineficácia", conta o diretor.

A partir daí, a peça, segundo Fonseca, adquire um tom "Agatha Christie", já que todos os funcionários são suspeitos. A trilha sonora original é de André Abujamra.

Serviço:

Comédia Russa (confira o serviço completo). Companhia Os Fodidos Privilegiados. Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), (41) 3317-3283.

Hoje e amanhã, às 21h.

Confira a programação da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba também pelo seu iPhone e iPad, baixe o app da Gazeta do Povo gratuitamente na Apple Store. Se você já possui nosso app, basta fazer o download da edição do dia e ir à editoria do Caderno G.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]