Na sua 15.ª edição, o Festival de Teatro de Curitiba (FTC), este ano, preferiu uma manifestação diferente para a noite de abertura. Um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), sob regência do maestro Alessandro Sangiorgi, na noite de quarta-feira (15), com participação especial do ator Luis Melo, sob direção cênica de Márcio Abreu, marcam a abertura da maratona teatral da cidade. Tradicionalmente o evento sempre foi aberto por um espetáculo de teatro. O diretor geral do FTC, Victor Aronis, justificou a mudança como forma de valorizar "a integração das artes". No programa da noite de abertura para convidados, textos do francês Jean-Luc Lagarce e obras de Igor Stravinsky e Leonard Bernstein
A apresentação de espetáculos começa na quinta-feira (16) e prossegue até o dia 26. Serão encenadas 232 peças, sendo 19 da Mostra Oficial de Teatro Contemporâneo e as demais da mostra paralela, o Fringe. Ainda estão sendo ofertados 20 cursos e a expectativa de público é de 110 mil pessoas. Festas e exposições também vão movimentar a cidade neste período.
Entre as novidades do FTC deste ano, está a mostra Gralha Azul. Todos os espetáculos indicados ao principal prêmio do teatro paranaense serão reapresentados ao público durante o festival. Um júri de pessoas de fora de Curitiba escolherá os vencedores em cada categoria.
Ingressos
A venda de ingressos para os espetáculos teve início no dia 1.º de março na bilheteria central montada no Shopping Omar. Ainda há ingressos para todos os espetáculos, mas quem pretende assistir às montagens "Rastro de Luz Molly Sweeney", com Júlia Lemmertz e Ednei Giovenazzi; "O amor imortal de Antonio e Cleópatra", com Caco Ciocler e Maria Padilha, entre outros e a comédia "Prego na Testa" do grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, deve se apressar, pois são os espetáculos com maior procura por ingressos.
Para a Mostra Oficial os ingressos custam R$ 24,00 e para o Fringe os preços variam.
A programação também traz vários espetáculos gratuitos que serão apresentados no Largo da Ordem, em frente ao Relógio das Flores, nas Ruínas de São Francisco, Praça Osório, na frente do prédio histórico da UFPR e no Memorial de Curitiba em difenrentes datas.
Confira a programação dos teatros
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Deixe sua opinião