As manifestações artísticas também entram no clima natalino, em espetáculos de música, dança, teatro e exposição.
A primeira atração é o concerto natalino do Coral da Catedral na próxima sexta-feira (2) às 19 horas. Sob a regência do maestro Valdemar Félix da Silva, acompanhamento do organista Heber de Castro e coordenação de Marília Dalcuche Barros, as 40 vozes do Coral apresentarão músicas natalinas, incluindo trechos de peças sacras e os mais tradicionais cânticos de Natal. O Coral do Santuário Santa Terezinha, do bairro Batel, também participa do concerto, apresentando cantos como "Adeste Fidelis", "Noite de Natal" e "Ó Noite Santa", entre outros. O concerto será dentro da Catedral Basílica, na Praça Tiradentes, às 19 horas, com entrada franca.
No mesmo dia, às 20 horas, acontece a abertura do Natal do Palácio Avenida, com o Coral HSBC e a participação do ator Antônio Fagundes. O tradicional espetáculo curitibano está na 15ª edição celebrando a amizade e a união.
A Primeira Igreja Batista de Curitiba (Av. Batel, 1259, tel.: 3342-4347) vai usar personagens e cenários virtuais em três dimensões, construídos por computação gráfica, para a Cantata de Natal de 2005. Cerca de 500 voluntários estão envolvidos no espetáculo de teatro musicado, o 'Nataleluia', que vai contar com o acompanhamento de uma orquestra e de um coral. As apresentações começam no dia 17 de dezembro, e se repetem nos dias 22, 23 e 25.
A Orquestra Sinfônica do Paraná fará o concerto de encerramento do Natal Encantado, no Parque Barigüi, no dia 17, com a presença do Papai Noel, da Camerata Antiqua e corais.
Teatro
O Teatro de Bonecos Dr. Botica fará apresentações especiais a partir do dia 3, sempre aos sábados e domingos, das 15h às 17h, com as peças "Cortejo Natalino", "Auto da Estrela Guia", "Surpresas na Árvore de Natal" e, entre os dias 20 e 30 será apresentada, às 16h a peça "Encanto Natalino".
No dia 11, às 11 horas, dentro da programação do Teatro para o Povo, haverá uma sessão da peça "Natal Tradição e Histórias - Natal Solidário". Musical em forma de folguedo, traz músicos e atores cantando e dançando músicas do cancioneiro folclórico brasileiro. A personagem Maria, uma menina do interior do Brasil, é convocada pela Pomba do Divino a encontrar um anjo que lhe confia uma grande missão: levar em segredo um tesouro que deverá se revelar nas terras onde é farto o Pinhão. Durante sua viajem ao Paraná, Maria e seu noivo José, que viajam em uma "Mulinha de Ouro", encontram inúmeros personagens do folclore brasileiro. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível.
Celebrações
Missa tradicional de comemoração de Natal em Santa Felicidade, a Missa dos Nonos é rezada em dialeto vêneto. Ela será no dia 17, às 16h, na Casa Culpi (avenida Manoel Ribas, 8450, tel.: 3273-4605). No dia 18 haverá a Grande Missa de Natal com corais italianos, na Igreja São José e também no dia 18, às 18h, será realizada a Santa Missa do Natal Natal Solidário, na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico. No dia 21, a Missa do Natal será no Hospital Pequeno Príncipe, às 19h30
No Bosque de Jesus (rua João Guariza, 135, São Lourenço, tel.: 3254-6730) haverá, nos dias 10, 15 e 17, a Celebração de Natal, às 19h30 e 20h30. Na seqüência, Auto de Natal, no Bosque de Jesus, tudo gratuito.
No dia de 11, acontece no Parque Tingüi, a festa do dia de Crianças de São Nicolau, das 10h às 18h.
Dança
O Balé Teatro Guaíra (BTG) volta a apresentar o espetáculo "Quebra-Nozes" a partir do dia 8 de dezembro. Inspirado no conto de Hoffmann e com música de Tchaikovsky, a bonita produção estreou no ano passado e volta a ser apresentada com a participação da Orquestra Sinfônica do Paraná, regência do maestro Alessandro Sangiorgi, Coral Nova Filarmonia e alunos da Escola de Dança do Teatro Guaíra. As apresentações acontecerão até o dia 18 de dezembro, no Guaírão, às 20h30 e aos domingos às 18 horas. O ingresso será de R$ 15,00 e R$ 10,00 para quem doar um livro de literatura infanto-juvenil ou um brinquedo.
Exposição
O Colégio Divina Providência (Rua do Rosário, 169, Largo da Ordem) sedia a 13.ª Exposição Internacional de Mini-Presépios Natalinos. São 1.500 peças que poderão ser vistas até o dia 8 de janeiro, das 10 às 22 horas.
No Museu Paranaense também acontece uma mostra com objetos de Natal, pertencentes a famílias tradicionais curitibanas.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Deixe sua opinião