Compradores das principais lojas de departamento dos Estados Unidos já estão a postos para conferir as novidades de centenas de estilistas que vão se apresentar na semana de moda de Nova Iorque, que começa nesta terça-feira (4). Já outras pessoas estão a postos para copiar o que será apresentado na passarela, e assim vender a tendência imediatamente. É o que informa o jornal "The New York Times".

CARREGANDO :)

Segundo a publicação, Seema Anad, dona da loja Simonia Fashions, é uma destas: ela faz roupas baratíssimas inspiradas nas criações dos estilistas, e depois as vende para lojas como a Forever 21, Macy's e Bloomingdale's. "Quando eu vejo algo de que gosto no Style.com, tudo o que tenho a fazer é copiar a foto do look, mandá-la por email para a minha fábrica e pedir para que esta faça exatamente igual, ou bastante parecido", diz Seema. A fábrica fica em Jaipur, na Índia, e consegue entregar as peças antes mesmo da coleção oficial do estilista chegar às lojas.

A cópia, que sempre existiu na moda, ficou tão escancarada com o surgimento da internet que acabou por se tornar a prioridade número 1 do Conselho de Estilistas dos Estados Unidos, que desde o ano passado está fazendo lobby no Congresso para estender a proteção contra cópias ao vestuário.

Publicidade