• Carregando...

Cuba não vai permitir que a blogueira Yoani Sanchez viaje aos Estados Unidos para receber um prêmio de jornalismo, disse a Universidade de Columbia nesta terça-feira.Sanchez, de 34 anos, cujo blog "Generación Y" (www.desdecuba.com/generaciony) critica o governo comunista de partido único de Cuba, deveria receber o prêmio Maria Moors Cabot na quarta-feira em Nova York. O prêmio honra jornalistas ocidentais, cujo trabalho melhorou o entendimento interamericano.

"Estou desapontado porque o governo cubano se recusa a deixar Yoani Sanchez viajar até Nova York para receber uma citação Maria Moors Cabot", disse Nicholas Lemann, reitor da Faculdade de Jornalismo da Universidade Columbia.

"O governo cubano deveria valorizar o trabalho da senhorita Sanchez como um sinal de que jovens cubanos estão prontos para levar Cuba a um futuro melhor --um futuro que terá a imprensa livre que o povo cubano merece", disse ele.

O blog de Sanchez é lido fora de Cuba e recebeu aclamação internacional. Ela foi escolhida pela revista Time como uma das pessoas mais influentes de 2008. Mas ela tem poucos leitores em Cuba porque o acesso à Internet na ilha é monitorado de perto pelo governo.

As autoridades cubanas, que costumam condenar os críticos internos como traidores apoiados pelos Estados Unidos, acusaram-na de ser "uma dissidente profissional" a serviço da "máquina de propaganda anticubana".

O blog de Sanchez, que fala sobre a vida em Cuba, recebe 14 milhões de acessos por mês. Ela também é seguida por 6.415 pessoas no Twitter (twitter.com/yoanisanchez).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]