Eternizado no papel de Spock, o ator Leonard Nimoy morreu em fevereiro deste anos, aos 83.| Foto: Divulgação

Enquanto você lê estas linhas, centenas de trekkers estão se (tele) transportando para Curitiba. Sede tradicional de eventos geek, a cidade é agora o destino final dos aficionados da série televisiva “Star Trek”, pois recebe, a partir das 14 horas deste sábado (11), no Memorial de Curitiba, a 19.ª TrekCon – Convenção de Jornada nas Estrelas.

CARREGANDO :)

O evento anual é o maior encontro de trekkers (nome dado aos fãs da série) do sul do país. É promovido desde 1996 pelo fã-clube Federação dos Planetas Unidos. O grupo criado em 1991 por menos de dez fãs da franquia hoje é uma organização sem fins lucrativos e conta com mais de mil integrantes.

Publicidade

A edição deste ano é especial, pois toda a programação presta homenagem ao ator Leonard Nimoy, eternizado por sua interpretação do Sr. Spock na série, que morreu em fevereiro deste ano, aos 83.

Um dos organizadores do evento, Lucas Haynes conta que a TrekCon será uma espécie de “ocupação Nimoy” já que o encontro deste ano será focado na carreira e vida do ator Nimoy e não apenas em sua participação na série. Nimoy também fez carreira como diretor, escritor e músico.

Começa nos EUA o maior evento de cultura nerd do mundo

Comic-Con 2015 deve reunir mais de 130 mil pessoas em San Diego

Leia a matéria completa

Foi interpretando Spock, porém, o cerebral integrante metade humano e metade vulcano da tripulação da Enterprise, que Nimoy ganhou status de mito.

“O destaque do encontro é a exposição exclusiva com muito material pessoal dele: livros e fotografias pessoais originais autografados por ele e mais algumas surpresas”, afirma. Para Haynes, Nimoy criou, com seu personagem, um dos maiores ícones da ficção científica, explica Lucas Haynes, um dos organizadores da TrekCon.“Ele é um dos personagens mais marcantes e talvez o mais icônico. Mesmo quem não conhece “Jornada nas Estrelas” sabe muito bem sabe quem ele é. Muitos fãs se aproximaram da série por causa dele”, afirma.“A frase imortalizada por Spock: ‘Vida longa e próspera’ é uma saudação universal do mundo nerd”, conclui.

Publicidade

Além da exposição sobre Nimoy, o encontro terá estandes do universo nerd em geral, com o exposições de memorabilia da série, palestras, concurso de cosplay (representação de personagens), jogos de RPG, exibição de filmes e episódios da série.

A chamada série clássica de “Star Trek” estreou nos Estados Unidos em 1966, produzida pela rede NBC. Chegou ao Brasil no final daquela década e desde então conquistou gerações fãs de ficção científica.

A série criada por Gene Roddenberry teve várias fases na tevê e no cinema e tornou-se uma das mais cultuadas franquias da cultura pop.