O curitibano Guilherme Weber ganhou o prêmio de melhor diretor no Los Angeles Brazilian Film Festival por “Deserto”.
O filme é a primeira experiência atrás das câmeras de Weber, mais conhecido por sua carreira como ator de teatro — durante anos, ele foi um dos sócios da Sutil Cia. De Teatro — e na televisão, na Rede Globo.
“Feliz com esta homenagem ao meu trabalho e a de todos da equipe do filme! O cinema é uma arte de irmãos!”, escreveu o diretor em suas redes sociais após saber que tinha vencido o prêmio, na madrugada de quarta-feira (21).
”Deserto” é livremente inspirado no romance mexicano “Santa Maria do Circo”, de David Toscana, que conta a história de uma trupe circense que funda uma sociedade no deserto do México. No filme, Weber e a roteirista Ana Paula Maia transpuseram a narrativa para o sertão nordestino.
“Quando li o livro fiquei fascinado e quis fazer uma adaptação. Mas não poderia ser no teatro, onde é difícil trabalhar os simbolismos de maneira concreta. Então decidi escrever um roteiro para cinema”, contou Weber à Gazeta do Povo.
O longa será exibido na próxima segunda –feira (26) na mostra competitiva do Festival de Brasília. O público curitibano poderá ver o filme no dia 22 de outubro, quando “Deserto” será exibido como parte da programação da mostra de cinema da Bienal Internacional de Curitiba.
Trilha curitibana
A trilha sonora foi composta pelos músicos Luiz Ferreira e Rodrigo Barros, das bandas Beijo AA Força e Maxixe Machine, também concorreu a prêmio na noite. O elenco de ”Deserto” também conta com o ator curitibano Claudinho Castro, além de nomes como Lima Duarte, Cida Moreira, Everaldo Pontes, Magali Biff.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião