• Carregando...

O roteiro do curta-metragem brasileiro "Alguma coisa assim", de Esmir Filho, recebeu nesta sexta-feira (26) o prêmio Grand Cru da 45ª Semana da Crítica do Festival de Cannes, concedido por revistas européias.

O filme, baseado no conto "Crystal", do britânico Neil Stewart, aborda a passagem da adolescência à vida adulta, contando a história de dois jovens da classe média paulistana que saem à noite a procura de diversão e acabam se deparando com suas dúvidas e sentimentos escondidos.

Já o longa "Ana, sonhos de peixe", co-produção entre Brasil e Estados Unidos dirigida pelo russo Kirill Mikhanovsky, foi desbancado na Semana da Crítica pelo francês "Les amitiés malefiques", de Emmanuel Bourdieu, que recebeu o Grande Prêmio da Semana da Crítica, o prêmio SACD e o Grand Rail d'Or.

No filme, Bourdier, filho do sociólogo Pierre Bourdieu, também explora as decisões vitais tomadas no fim da adolescência. Ele conta a amizade de três estudantes de literatura parisienses, uma pequena sociedade liderada pelo mais brilhante e carismático do grupo.

Assim como o Grand Cru, o Grande Prêmio de longa-metragem é concedido pela imprensa, que, além do filme francês e do brasileiro, também selecionou para a disputa o mexicano "Drama/mex", de Gerardo Naranjo, o alemão "Pingpong", de Matthias Luthardt, o norueguês "Den brysomme mannen", de Jens Lien, o belga "Komma", de Martine Doyen, e o húngaro "Friss levego", de Agnes Kocsis.

"Les amities malefiques" dividiu o prêmio SACD com "Pingpong", que também convenceu a Jovem Crítica - formada por estudantes franceses e alemães - e levou o prêmio OFAJ. Já "Den brysomme mannen" ganhou o prêmio da Agência de Cinema Independente para a Difusão (ACID).

Entre os curtas, o Descoberta Kodak foi para "Printed Rainbow", do indiano Gitanjali Rao, que também recebeu o Petit Rail d'Or e o OFAJ, este último dividido com "Iron", do japonês Hiroyuki Nakano. O alemão "Kristall", de Christoph Girardet y Matthias Müller, venceu o Gran Prêmio Canal Plus de Curta-metragem.

Os dois prêmios Rail d'Or são concedidos por um grupo de ferroviários cinéfilos que desde 1995 assiste às projeções da Semana da Crítica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]