Exposição apresenta projetos de criadores franceses que participaram da 1ª Bienal Internacional de Design, em 2008| Foto: Fotos: Divulgação/CCBB

Programe-se

Confira o serviço completo da exposição no Guia Gazeta do Povo

CARREGANDO :)
Veja também

A mostra Saint-Étienne, Cidade do Design pretende levar ao público as inúmeras possibilidades que o design oferece para a vida cotidiana. A mostra francesa, já exibida em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, chega hoje a Curitiba co­­mo parte da programação do Cen­­tro Cultural do Banco do Brasil Itinerante.

Publicidade

O salão de exposições do Teatro Guaíra exibe, até 21 de novembro, projetos de jovens designers franceses que se destacaram na Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008, além de um laboratório que reproduz uma minicidade ecológica e plantas do projeto da Cité du Design, cidade edificada como fórum internacional on­­de são promovidos os eventos mais originais no universo do de­­sign. No dia 28, a partir das 9 horas, o Teatro da Reitoria da Uni­­ver­­sidade Federal do Paraná abriga um ciclo de conferências com no­­mes representativos do design fran­­cês e brasileiro.

Saint Étienne é uma antiga vila mineira no interior da França, transformada em cidade industrial. Lá, em 1859, foi criada a Escola Superior de Belas Artes que, mais tarde, tornou-se Escola Su­­perior de Arte e Design de Saint-Étienne (ESADSE). Em 1998, a escola promoveu a primeira Bie­­nal Internacional de Design, que impulsionaria a criação da Cité du Design, em 2005, concebida para agrupar todos os setores do design.

A mostra é dividida em três módulos que formam um conjunto sinérgico. O módulo "Design Flight Number 10" apresenta projetos desenvolvidos por renomados designers franceses selecionados pela Bienal, como Céline Merhand, Anaïs Morel e os irmãos Ronan e Erwan Bouroullec. O segundo módulo, "Mini City Eco Lab", apresenta o laboratório da mini-cidade ecológica desenvolvida pelo filósofo e jornalista John Thackara, com ideias inovadoras de adaptação da vida moderna ao conceito de sustentabilidade.

O espaço terá painéis como "Activité de la Cité du Design", um regador ecológico do estúdio Fré­­deric Ryuant, "Eau de Paris - Beber água da torneira é um ato ecológico", garrafa informativa do estúdio Pierre Charpin, "Green­house", jardim artístico com desenvolvimento sustentável do estúdio Emmanuel Louisgrand, entre outros.

O último módulo, "Cité du De­­sign – Impressões: Fotografia e Ví­­deo", busca explicar questões primordiais do design e do pensamento contemporâneo sobre a área na França e apresenta painéis com a planta legendada e apresentação da origem do projeto da Cité du Design (Cidade do design).

Publicidade

Serviço

Conferências Internacionais. Dia 28, a partir das 9 horas, no Teatro da Reitoria da UFPR (R. XV de Novembro, 1.299).

Inscrições pelo e-mail info@grupoag.net