Leia a opinião sobre outros espetáculos:
O SonhoOs Dois Cavaleiros de VeronaThom Pain - Lady GreyBesouro Cordão-de-OuroLendas da InternetSassaricando
- Confira a programação completa desta quarta-feira
- "Ai, Que Saudades do Lago!" faz homenagem ao multiartista Mario Lago
- Sucesso de público, "Risorama" abre sessão extra
- O fracasso humano é o tema da peça "Eu odeio Kombi"
- "Mamãe foi para o Alaska" é o único espetáculo gaúcho do FTC 2007
- "A Hora e Vez de Augusto Matraga" evidencia a musicalidade em Guimarães Rosa
- Veja as críticas de algumas das peças do Festival de Teatro de Curitiba
Seguindo uma caixa de som, um grande grupo de pessoas acompanhou, no final da tarde de terça-feira (27), o espetáculo de rua "Desvio", do Erro Grupo, de Florianópolis (SC), uma das atrações do FRINGE, mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba (FTC). A peça terá ainda sessões até sexta-feira (30), sempre às 19 horas.
A encenação começa em uma cafeteria, localizada na praça Generoso Marques, e leva o público a caminhar pela região central da capital, chegando até a Travessa Oliveira Bello, ao lado da praça Zacarias. No trajeto, ficção se mistura com realidade. A representação é de um assassinato, mas o público não tem muita certeza do que está acontecendo. Dos quatro atores, apenas dois têm texto, os outros dois usam outras formas de expressão, incluindo uma sonora gargalhada, repetida diversas vezes pela atriz Luana Raiter, uma das autoras do espetáculo.
Para não se perder com as paradas, em diversos pontos da região central, o público é orientado a seguir o carrinho com a caixa de som, que indicou o início da peça, quando todos esperavam o que ia acontecer na cafeteria. A morte e a aceitação de situações adversas são questões abordadas durante a encenação. Ao final, o grupo dispensa as palmas. Uma voz pede para que as pessoas circulem pela região, indo "para frente, para trás, para direita, ou para esquerda". É o fim do percurso.
Conforme o material de divulgação "Desvio é um espetáculo de percurso. Sua representação está ilustrada e a suspensão está em como, e onde irá acontecer".
O grande barato desta peça é observar como a curiosidade mexe com as pessoas. O grupo de assistentes, que começou com cerca de 30 pessoas, é engrossado a casa instante, graças a curiosidade de quem está passando pelo local e nem se lembra do Festival de Teatro, além do público interessado na peça, que mesmo reclamando segue em cortejo. É uma forma diferente de vivenciar a cidade.
Confira a programação do festival no Guias e Roteiros
Serviço: Desvio. Até sexta-feira (30) às 19 horas. Cafeteria da praça Generoso Marques. Entrada franca.
Deixe sua opinião