A Revolução Francesa apregoou Liberdade, Fraternidade e Igualdade, mas hoje já sabemos que as revoluções são tão monstruosas como as ditaduras que derrubam, e o mundo continuaria pior se não fossem a honestidade, a bondade, a qualidade, a produtividade, a criatividade e outros valores que não exigem maiúscula porque não se prestam a propaganda, só existem se praticados.
Minha avó Tiana dizia que em excesso até água faz mal. Em nome da Liberdade, aquelas três garotas russas gravaram vídeo dançando e cantando numa igreja, e o mundo reagiu porque foram condenadas a prisão. A pena pode ter sido muito dura, mas porque diabo tinha de protestar contra o governo numa igreja? Para atacar o regime mundano, profanaram um ambiente sagrado, confundindo liberdade com boçalidade.
Para falar da Fraternidade, é sempre bom lembrar, antes de tudo, Jesus Cristo. Ele separou Igreja e Estado, dizendo "dai a César o que é de César, daí a Deus o que é de Deus" (e há igrejas que até hoje não aprenderam isso, metendo-se em eleições, formando blocos parlamentares, tentando governar uma sociedade plural em nome de suas singulares religiões).
Jesus Cristo, porém, falou que era filho de Deus e que somos todos irmãos. Ora, se somos irmãos, somos também filhos de Deus. E, se temos diferenças, são também criadas por Deus ou são criações de um Deus diferente? Assim, até os ateus são criações de Deus, não? Então porque uma religião deve se achar melhor que as outras ou, pior ainda, os religiosos devem se achar melhores que os ateus, se estes também foram criados por Deus e nem o consolo de Deus tem?
Como diz Frei Vero:
Fraternidade não é apenas caridade, ajuda aos pobres e necessitados, bolsa-irmão. Fraternidade é entender que é nosso irmão principalmente quem é diferente, pois assim é evidência de Deus! Fraternidade e diversidade são gêmeas!
Acreditar em Igualdade foi a grande ilusão comunista, em nome da qual foram montados os regimes mais desigualitários. Um secretário-geral do Partido Comunista tinha mais poderes que um rei nos antigos reinados. Como diz Beto Carrara:
Se fôssemos iguais, que tédio seria! Todos reagiriam da mesma forma às mesmas oportunidades, e todos tomariam as mesmas iniciativas, inutilmente porque não haveria mercado se todos fossem empreendedores...
Fiquei vendo reprise daquele gol do Atlético contra o Fluminense, o zagueirão Leonardo, cansado mas determinado, subindo lá da sua área para a área adversária, e Ronaldinho, quase do meio do campo, lançando a bola na cabeça dele, para o gol no último minuto... Ronaldinho não veria chance de gol, se Leonardo não fosse tão alto e não subisse tanto, nem Leonardo faria o gol se não recebesse uma bola na medida lá no final da sua corrida. Habilidade e capacidade se completaram perfeitamente, a nos lembrar que o grande craque de todo time é a diversidade.
Jardim só é jardim porque reúne flores diferentes, né? Se fosse só de rosas, não seria jardim, mas roseiral. Amigo empresário promove com carinho a cultura da participação na empresa, com reuniões rápidas e objetivas em que ele se cala para todos falarem.
Então o baixinho cresce, o grandão adoça, a loira mostra que não é nada burra, o pessimista e o otimista fazem uma média boa, o sonhador decola mas com o planejador na cola. Tem hora que são tantas visões e ideias diferentes que parece uma Babel, mas depois que resolvem como jogar, todo o time joga junto e pra frente!
No grupo escolar, coleguinha escreveu "almosso", a professora falou que era com cedilha, ele falou que preferia assim com dois esses:
Porque gosto de linguiça, professora.
Deve ter se tornado humorista.
Deixe sua opinião