O drama iraniano Nader and Simin: A Separation (Nader e Simin: Uma Separação), foi o vencedor do Urso de Ouro de melhor filme no festival de cinema de Berlim neste sábado, e seu elenco também ficou com os prêmios de melhor ator e atriz em uma noite triunfante.
O panorama de um casamento em crise do diretor Asghar Farhadi explora as divisões de classe do Irã, o conservadorismo religioso e seu sistema legal, ao mesmo tempo em que mantém a tensão de um filme policial.
O filme era considerado favorito ao prêmio máximo.
O ganhador do Urso de Prata como segundo melhor filme foi "O Cavalo de Turin", do diretor húngaro Bela Tarr. Um longa-metragem em preto-e-branco de condução lenta e sombria sobre a vida desesperançada de um fazendeiro e sua filha em uma casa isolada.
Ulrich Koehler recebeu o troféu de melhor diretor por "Sleeping Sickness" (doença dormente), que trata de uma família ocidental que realiza trabalho humanitário na África.
O prêmio de melhor roteiro foi concedido a Joshua Marston e Andamion Murataj por "The Forgiveness of Blood" (o perdão do sangue), que investiga a antiga tradição de feudos familiares que ainda vigora em algumas partes da Albânia até hoje.