O álbum em quadrinhos "De: tales", dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, foi indicado ao prêmio Eisner de melhor edição americana de material internacional. O álbum foi publicado nos Estados Unidos pela editora Dark Horse Comics, a mesma que publicou "300", de Frank Miller.
É a segunda vez que Fábio e Gabriel são indicados ao prêmio, considerado o "Oscar" dos quadrinhos. Em 2004, participaram do álbum "Autobiographix", que concorreu como melhor antologia. Na oportunidade, perderam para o consagrado Neil Gaiman, mas agora estão confiantes. "Acho que as chances são iguais para todos", afirmou Gabriel Bá.
Na mesma categoria ainda concorrem "A.L.I.E.E.E.N.", de Lewis Trondheim (First Second), "Hwy 115", de Matthias Lehmann e "The left bank gang", de Jason, (ambos editados pela Fantagraphics), e "Pizzeria Kamikaze", de Etgar Keret and Asaf Hanuka (Alternative).
O indicado
"De: tales" traz uma série de histórias, a maioria baseada no cotidiano dos autores e ambientada em São Paulo. "Acho que as histórias têm uma sensibilidade diferente do que vem sendo publicado nos Estados Unidos. Têm um pouco menos de cinismo", teoriza Gabriel Bá.
Os irmãos ainda têm mais dois projetos para serem lançados em breve nos EUA. Gabriel trabalha em "Umbrella academy", quadrinho roteirizado por Gerard Way, vocalista da banda My Chemical Romance, enquanto Fábio está desenhando a segunda temporada de "Casanova", que será publicado pela Image Comics.
Com a indicação, Gabriel acha que ficará mais fácil ter projetos aprovados nos EUA, principalmente aqueles que sejam baseados em histórias de sua própria autoria. "Ajuda bastante. É como ser indicado ao Oscar. Passam a te conhecer e acompanhar seu trabalho."
O resultado da premiação será revelado no dia 27 de julho, durante a San Diego Comic Com, uma das maiores conferências de quadrinhos do mundo.