Fora do perfil “dinossauro” que costuma lotar shows Curitiba, a banda pop norte-americana Unknown Mortal Orchestra toca hoje no Jokers,às 23h, na primeira edição da festa Popload Gig em Curitiba.
Ainda em seu terceiro álbum de estúdio e com a carreira ascendente, a banda liderada pelo vocalista Ruban Nielson - neozelandês, criado no Havaí e radicado em Portland nos Estados Unidos - vai mostrar na rua São Francisco a mistura funk de riffs de guitarra, batuques, trompete, sintetizadores antigos e grooves de disco music que são marcam do som da banda.
Do quarto de seu hotel em Curitiba, o vocalista disse que não sabe ainda o que os fãs podem esperar do show. “Depende de como as coisas rolarem, vamos improvisando e mudando o show. Nós nunca fazemos o mesmo show duas vezes, não usamos setlist. Mas, vai ter material dos nossos três álbuns”, conta.
O último Multi-Love foi puxado pelo single de mesmo nome e por “Can’t Keep Checking My Phone”, que entrou na trilha do jogo FIFA 16. Além de escrever as letras, Nielson produziu e mixou todas as faixas em um porão onde coleciona caveiras e equipamentos vintage.
“As coisas velhas me inspiram. Velhos sintetizadores tem muitas coisas para se criar em cima. O som é diferente você não consegue recriá-lo no computador”, disse.
Nas letras do ultimo disco, ele fala de uma vivencia real no chamado “poliamor”: ele e sua namorada teriam se apaixonado e namorado uma mesma mulher. “É emocionalmente esmagador, tem toda a coisa do ciúme, mas pode ser bem legas à vezes”, ri.
Bem humorado, Ruban explica por que resolveu batizar sua orquestra de “mortal e desconhecida”. “Era uma piada comigo mesmo. Mortal, por que eu não me sentia muito Não tínhamos gravado nada, éramos desconhecidos. Mas às vezes quando me vejo no palco com seis caras parece mais um bando de malucos”, brinca. O show de abertura será dos curitibanos do The Shorts.
Popload Gig
Criado em 2009, pelo empresário e jornalista Lúcio Ribeiro e empresária curitibana Paola Wescher a Popload Gig virou uma marca forte da musica indie.
Paola que produziu duas edições do Curitba Pop Festival no início dos anos 2000, disse que ideia é itinerar para cidades ligadas à “musica nova” como Curitiba, Recife e Brasília.
“A gente conseguiu criar uma plataforma de musica: site, shows, um festival constante. Agora com patrocínio [de uma cervejaria], conseguimos espalhar pelo país”, disse.
SERVIÇO
Popload Gig com UNKNOWN MORTAL ORCHESTRA
#popload10anos
Quarta-feira 27 de abril)
Local: Jokers (R. São Francisco, 164, Centro)
Abertura: The Shorts: 22h00
Show Unknown Mortal Orchestra: 23h30
Ingressos: R$160 (inteira) e R$100 (meia-entrada).
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp