A cerimônia de premiação do Oscar tirou do armário os filmes com temática gay, mas colocou-os de volta quase imediatamente em seguida. "O segredo de Brokeback Mountain", sobre caubóis gays e favorito absoluto, deu a Ang Lee o Oscar de melhor direção, mas surpreendentemente perdeu na categoria de melhor filme para o drama racial "Crash - No limite".
A vitória de "Crash" sugere que os eleitores do Oscar se sentem mais confortáveis com uma trama que explora o conflito racial na Los Angeles contemporânea do que com uma história de amor entre dois homens casados.
- Talvez a verdade seja que os norte-americanos não querem que os caubóis sejam gays - disse Larry McMurtry, que dividiu o Oscar de melhor roteiro adaptado com Diana Ossana por "Brokeback".
Nunca uma história abertamente de amor gay havia sido premiada na categoria melhor filme. A grande questão na noite do Oscar era se Hollywood, que costuma sair na frente pelas questões sociais, iria quebrar outro tabu.
O crítico do Los Angeles Times Kenneth Turan viu o fracasso de "Brokeback Mountain" como uma prova de que Hollywood ainda não está pronta para aceitar o tema do amor homossexual.
- Apesar de todas as capas de revistas que emplacou, apesar (ou talvez por causa) de todas as piadas em talk-shows noturnos, não se pode fazer uma análise da indústria sem perceber que "Brokeback Mountain" deixou várias pessoas desconfortáveis - disse. - Portanto, para quem estava embaraçado com "Brokeback Mountain", mas queria ser capaz de se olhar no espelho e se sentir bem, como um produtivo liberal, "Crash" forneceu o abrigo perfeito.
O diretor e roteirista de "Crash", Paul Haggis, disse que estava "chocado, chocado" com a vitória.
-Ainda estamos tentando descobrir se conseguimos isso - disse ele, agarrado à estatueta dourada. - Não esperávamos por isso. Você tem esperança, mas tínhamos um filme muito pequeno. Este foi um ano em que Hollywood recompensou quem rompeu as normas.
INTERATIVIDADE:
O filme "Crash - No Limite" foi a maior surpresa da noite do Oscar, ao desbancar o favorito "O Segredo de Brokeback Mountain". Na sua opinião, a cerimônia do Oscar 2006 foi justa?
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Deixe sua opinião