Os estudantes Lazaro Lupi e Karina Emerick Cevarolli, da cidade de Paulínia, a 118 quilômetros de São Paulo, estão comemorando como se tivessem ganhado na Mega-Sena. Não, os dois não ficaram milionários. Alunos da Escola Magia do Cinema, eles foram sorteados, entre dez pessoas, para trabalhar em "Ensaio sobre a cegueira", novo filme de Fernando Meirelles, um dos mais aclamados cineastas da atualidade. E os sortudos estagiários já sentiram o gostinho de saber como será o trabalho. Na semana passada, Lazaro e Karina visitaram a O2, produtora de Meirelles, e conheceram parte da equipe com a qual vão trabalhar. Eles não escondem o deslumbramento.
- Nunca estive em um estúdio de gravação. Achei tudo lindo. É muito grande e tem várias partes: um lugar para edição, outro para gravação... Tem ainda um local onde as pessoas escrevem. As salas são todas decoradas e algumas as paredes estão cheias de fotos da equipe. Tudo é moderno, branco, de vidro. Não dá nem para acreditar. Eu não tenho palavras. Parece um sonho - diz Karina, que tem 19 anos e é técnica em química.
Tanto Karina quanto Lazaro começaram o curso profissionalizante para atores no dia 13 de agosto, na Escola Magia do Cinema, que é mantida pelo Senac e pela Fundação Getúlio Vargas. Nenhum dos dois havia estudado cinema ou teatro antes.
- Para fazer qualquer curso de arte, tínhamos que ir para Campinas ou São Paulo, pois não havia nenhuma escola em Paulínia - conta Lazaro, que tem 42 anos e trabalha como supervisor de produção.
Antes da oportunidade de estágio no filme de Meirelles, Lazaro já trabalhou como ator em um presépio vivo em Paulínia e chegou a atuar em alguns comerciais para a TV da cidade.
- A gente só envelhece quando deixa de sonhar. Meu sonho é fazer cinema e teatro e estou agarrando essa oportunidade com unhas e dentes - diz Lazaro.
As aulas
São 34 alunos na sala de Lazaro e Karina. Na semana passada, a secretária de cultura de Paulínia, Tatiana Stefani Quintella, foi até lá e explicou aos alunos que faria um sorteio para selecionar dois estagiários para trabalhar na produção de "Ensaio sobre a cegueira". Eles ainda não foram apresentados a Fernando Meirelles, mas o viram nos corredores da produtora.
- Durante a dinâmica da qual participamos, tínhamos que aprender a nos comportar como cegos. Primeiro ficamos com os olhos vendados por mais de uma hora, fazendo várias atividades, conforme iam nos falando, para desenvolver outros sentidos além da visão. Depois, tínhamos que fazer a mesma coisa desvendados - conta Karina.
A equipe da O2 se apresentou para Karina e Lazaro e explicou qual será a função de cada um na produtora e no filme, que foi um dos nove selecionados para receber recursos do fundo municipal de cultura pela lei de incentivo fiscal de Paulínia, que é o maior pólo petroquímico da América Latina. Em contrapartida, cada uma das produtoras premiadas deve utilizar como estagiários dez alunos da Escola Magia do Cinema, inaugurada em agosto deste ano, contratar no mínimo 50% de figurantes residentes na cidade e gastar 40% do valor recebido no comércio local.
"Ensaio sobre a cegueira", uma adaptação do livro homônimo de José Saramago, é o quinto longa-metragem de Fernando Meirelles. Metade do filme será rodado em São Paulo e a outra metade, em Guelph, cidade a uma hora de Toronto, no Canadá. As filmagens começaram em 24 de agosto. No elenco, estão Julianne Moore, Gael Garcia Bernal, Danny Glover, Mark Rufallo e Alice Braga.
Fazem parte da equipe de "Ensaio sobre a cegueira" os mesmos profissionais que trabalharam com o diretor em "Cidade de Deus": César Charlone na fotografia; Daniel Rezende na montagem; Tule Peak na direção de arte; Gui Ayrosa no som; Alessandro La Roca na finalização; e Ana Van Steen na maquiagem. Acompanhe o processo de produção do filme no blog criado por Meirelles.