Eles nasceram no Japão e vieram para o Brasil nos anos 60. Aqui desenvolveram a síntese entre duas culturas, duas maneiras de ver o mundo em obras figurativas, abstratas, formais. Os trabalhos de oito artistas de origem japonesa está na exposição "Travessias - Os caminhos de oito artistas imigrantes do pós-guerra" que será aberta nesta quarta-feira (15) no Museu de Arte de Londrina, no Norte do estado.
Além da abertura da exposição será feito hoje o lançamento do livro "Meu Brasil Japonês", editado pelo Paraná Shimbun. A obra reúne textos de diversos profissionais como editores, publicitários, professores e jornalistas, com relatos sobre a comunidade nipônica.
A exposição
"Travessias" reúne obras de Bin Kondo, Kazuo Wakabayashi, Kenichi Kaneko, Kenichi Hirota, Sachiko Koshikoku, Tomoshigue Kusuno, Yukio Suzuki e Yutaka Toyota. Todos nasceram em cidades ou territórios japoneses e vieram para o Brasil entre 1960 e 1973.
Na maioria dos casos, esses imigrantes conheceram a arte no Japão, mas tornaram-se artistas respeitados no Brasil. As telas da mostra refletem essa dualidade cultural, onde elementos das realidades nipônica e brasileira se confundem e se complementam.
A exposição pode ser vista de segunda à sexta, das 10 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.
Confira o roteiro de exposições
Serviço: Museu de Arte de Londrina (MAL). Rua Sergipe, 640. Tel.: 3337-6238.
Deixe sua opinião