Atualizado em 02/10/2005 às 18h40
Outubro é o mês do chope e de Nossa Senhora Aparecida. Pelo menos é o que se pode perceber no roteiro de festas populares paranaenses programadas para o mês. O Tanabata Matsuri, em Assaí, Norte do estado, e o Camacho, em Pontal do Paraná, no litoral, abriram as festividades do mês, mas há muitas outras para acontecer. Estão programadas quatro festas alemãs e diversas romarias e celebrações em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e de pelo menos 35 municípios paranaenses.
Festas Religiosas
Procissões, romarias e novenas marcam as homenagens à Nossa Senhora Aparecida neste mês em que se comemora o seu dia (12).
Um dos eventos mais tradicionais é a celebração em Cascavel, região Oeste, que realiza a 15ª Festa das Nações, a partir do dia 6, na praça em frente da catedral. Este ano uma procissão de motoqueiros vai levar para cidade uma nova imagem da Santa, que também é padroeira do município. No local são montadas barracas com comidas típicas, palco para apresentações de grupos de música, dança, jogos, além de um show com a Orquestra de Viola.
Em Mariópolis, Sudoeste do estado, no dia 12, acontece a 19ª Procissão Penitencial em Honra à Nossa Senhora Aparecida. O ato de fé tem início às 8 horas com saída da procissão em frente a Igreja Matriz e segue em direção à capela de Nossa Senhora Aparecida, distante 12 km. No local será rezada uma missa campal. A expectativa é que 10 mil pessoas participem do evento. Paralelo à procissão acontece a 3ª Cavalgada, organizada pelo Centro de Tradições Gaúchas CTG Desgarrados de Pago de Mariópolis, que deve reunir tropeiros da região Sudoeste do Paraná.
Em Cruz Machado, Sul do Paraná, acontece uma romaria até a Capelinha do Paredão, fundada na localidade, no dia de Nossa Senhora Aparecida. A romaria sai da igreja matriz às 8h30 e segue em caminhada por 3 km até o Paredão. No local haverá uma celebração e em seguida será servido almoço (churrasco, pão e salada). A programação segue a tarde com festividades, bingo e show de gaiteiros, entre outros. Próximo a Curitiba, em Agudos do Sul, também está prevista uma romaria até a localidade de Palmitos. A celebração para Nossa Senhora Aparecida começa com uma novena que termina no dia 12 com a romaria seguida de missa.
Nossa Senhora do Rosário também ganha celebração especial em Mallet, cidade do localizada no Sul do estado, no dia 9 de outubro. A romaria segue da igreja matriz da cidade até a o santuário Nossa Senhora do Rosário que fica no distrito de Rio Claro do Sul, distante 23 km. Esta homenagem se repete todos os anos e termina com uma missa de Ação de Graças.
Étnicas
A colonização alemã do Paraná prova que tem força e que não é só em Santa Catarina que acontecem as festas alemãs. No Paraná estão previstas três Oktoberfests e uma Deustchfest.
A primeira Oktoberfest do estado acontece na região Norte, no período de 7 a 16 de outubro. A banda Detonautas abre a 18ª Oktoberfest de Rolândia na noite do dia 7, no Estádio Eric Georg, do Nacional. O público estimado é de 70 mil pessoas nos nove dias de festança com muita cerveja, chope e comida alemã. Durante o evento também estão previstos shows de João Bosco & Vinicius, Edson e Hudson e da banda Herança.
Nos dias 14, 15 e 16 está programada a 8ª Oktoberfest de Pato Bragado, no Oeste do estado. A festa acontece no parque de exposição com três noites de baile, desfile na abertura, café colonial na sexta (14) e no sábado (15) e apresentações de danças.
No fim do mês é a vez da 18ª Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon, também no Oeste, nos dias 28, 29 e 30 de outubro. A Oktober de Rondon acontece no centro de eventos típico construído dentro da área do parque de exposições com direito a baile e quitutes alemães. São esperadas 50 mil pessoas nos três dias de festa. Na segunda-feira (31) é feriado na cidade em respeito ao Dia da Reforma, que lembra as reformas promovidas na igreja por Martinho Lutero, fundador da igreja Luterana. A comunidade Martin Luther comemora a data com celebrações religiosas.
Ainda no sábado, dia 29, acontece a 9º Deutschfest Festa da Cultura Alemã, em Jacutinga, distrito de Francisco Beltrão, Sudoeste do Paraná. Durante todo o dia acontecem apresentações de grupos folclóricos. O evento termina com um jantar típico seguido do Baile do Chope.
Colheita
Paranavaí, no Noroeste do estado, promove a 15ª Festa da Laranja nos dias 7, 8 e 9, no Clube de Campo dos Escoteiros. O evento começa com uma palestra técnica sobre Citricultura. Além das barracas de artesanato, frutas, comidas e apresentação de grupos locais, o cardápio dos jantares são um atrativo à parte: na primeira noite Frango na Laranja; no segundo dia Sukiaky, e no almoço de encerramento Costela ao Fogo de Chão, tradicional na região. Cerca de 10 mil pessoas devem participar da festa.
Confira onde vão acontecer as festas
Festa Populares do Paraná estão registradas em livro
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”