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Pode-se chamar de "A febre Da Vinci". O sucesso do thriller religioso de Dan Brown "O Código Da Vinci" e a adaptação para o cinema de Ron Howard, com Tom Hanks no papel principal, provocaram uma disputa acirrada em uma feira de audiovisual na França por programas em torno do livro.

O Channel 4, da Grã-Bretanha, que saiu na frente com seu documentário "The Real Da Vinci Code", está vendendo "The Da Vinci Detective", um documentário sobre o especialista em arte Maurizio Seracini, que é retratado no best-seller de Brown.

O Channel 4 está até mesmo se antecipando a Brown, divulgando um pôster na feira MIPTV, em Cannes, promovendo seu documentário "The Real Solomon Key", referindo-se ao próximo thriller conspiratório de Brown, "The Solomon Key", sobre as lendárias sociedades secretas dos Maons e dos Templários.

"O sucesso fenomenal do livro de Dan Brown mostrou o enorme interesse mundial nesses assuntos", disse Graeme Mason, diretor de direitos para o Channel 4 International.

"Para nossos consumidores... vimos uma demanda por programas que falem sobre essas questões, mas com um olhar crítico e questionador."

O rival britânico Five também pegou carona no sucesso de Da Vinci com "The Man Behind the Da Vinci Code", um programa sobre Henry Lincoln, um dos autores de "The Holy Blood and the Holy Grail", o livro de não-ficção que inspirou Brown para "O Código Da Vinci".

A norte-americana Lightning Entertainment está apregoando "Secrets of the Code", um documentário baseado no guia para o romance de Brown, enquanto Janson Media está vendendo "Breaking the Da Vinci Code", um documentário de uma hora que promete "terminar de vez" com a polêmica ao redor do código Da Vinci.

A loucura em torno de Da Vinci provocou interesse por todas as coisas secretas e bíblicas. A produtora canadense Alliance Atlantis está distribuindo "The Exodus Decoded", sobre Moisés e o êxodo do Egito. Já a Rive Gauche International escolheu a série de documentários "Science of the Bible", e o grupo australiano Beyond está oferecendo dois documentários com temas religiosos - "Secrets of Angels, Demons and Masons" e "Secrets of Mary Magdalene".

Já a National Geographic está usando o mercado MIPTV para mostrar seu "The Lost Gospel of Judas", um documentário de duas horas sobre um evangelho recém-descoberto da vida de Jesus supostamente escrito pelo homem que o traiu. A National Geographic deve revelar alguns dos segredos do "último evangelho" em uma coletiva de imprensa em Washington, na quinta-feira.

"Estamos trabalhando nisso há anos, bem antes de 'O Código Da Vinci'. Foi sorte termos acabado agora, pouco antes de o filme ser lançado", disse Michael Rosenfeld, vice-presidente executivo de programação e prodção da National Geographic Television & Film.

O filme "O Código da Vinci", com Audrey Tatou também no elenco, vai estrear em 17 de maio ao abrir o Festival de Cinema de Cannes.

"Seja qual for a razão, as pessoas estão muito interessadas em religião e em temas religiosos agora", disse Rosenfeld. "Estamos vivendo em uma época religiosa. Você não precisa ser um crente para se interessar por esses temas."

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