Fernanda Young divulga novo livro de poesias| Foto: /Divulgação

Resultado de um trabalho de cinco anos, o livro de poesias “A Mão Esquerda de Vênus”, da roteirista e escritora Fernanda Young, explora o universo do amor por meio de 45 versos íntimos, complementados por desenhos, anotações, fotografias e bordados da também artista plástica. “Esse livro é uma comemoração e um presente de 20 anos de carreira como escritora aos meus leitores”, revela a autora. O lançamento em Curitiba acontece nesta segunda-feira (16), às 19h30, no Shopping Palladium. A entrada é gratuita.

CARREGANDO :)

O processo de criação foi cruel, segundo Fernanda. “Não há disfarce na poesia e sua estrutura complexa. É um processo doloroso, um trabalho intenso, onde há muita exposição de sentimentos, já que, no amor, também se exalam sentimentos negativos”, afirma a escritora, que publicou seu primeiro livro de poemas, “Dores do Amor Romântico”, há dez anos. “Não pensava em publicar outro, mas ninguém controla os acidentes de percurso.”

Fernanda, que confessa ser o romance sua estrutura predileta e de melhor domínio, conta que o acesso às misteriosas e secretas cartas de amor de Laurinha, mãe de sua amiga Monica Figueiredo, a inspirou. “Eram cartas e diários eróticos, proibidos, com uma sabedoria ímpar”, ressalta. O resultado foi um processo criativo revelador, em que a escritora expõe sentimentos e sensações íntimas em forma de poemas.

Publicidade

Comemoração

Neste ano, Fernanda Young comemora 20 anos da publicação de seu primeiro livro, “Vergonha dos Pés”. E é nesse clima que a escritora já trabalha em um novo romance: “O Piano está Aberto”, que será lançado em outubro.

“Tenho um desafio: expandir a arte da leitura de romances pelos autores no Brasil. Quero levar essa prática, que acho muito elegante, aliás, para várias cidades. Já fiz leituras de meus dramas românticos; restam minhas poesias”, finaliza.