As comemorações dos 100 anos da imigração japonesa do Brasil tem início, em Curitiba, neste fim de semana, com o 17.º Imim Matsuri, o Festival da Imigração, no Parque de Exposições do Parque Barigüi. Por três dias, haverá apresentações culturais, como taiko (tambor), bon odori (dança folclórica), ikebana (arranjos florais), artes marciais, além da culinária internacional.
Considerada a maior festa da comunidade nipo-brasileira no estado, o coordenador do Imim Matsuri, Cláudio Seto, estima a visita de aproximadamente 100 mil pessoas entre sexta-feira (29) e o domingo (1º). "Pela primeira vez será no Barigüi. Será uma prévia de como serão as festividades nas comemorações dos 100 anos, em julho do ano que vem", lembra. A partir da festa serão promovidos eventos culturais, religiosos e esportivos durante o ano até o centenário, comemorado em julho de 2008. Além de shows, haverá exposição para comemorar o 10.º aniversário da visita do imperador Akihito, do Japão, a Curitiba, em 1997.
Além disso é uma boa oportunidade para degustar as delícias da culinária oriental.
Serviço: 17.º Imim Matsuri. Sexta-feira (29) das 16 às 23 horas; sábado (30) das 11 às 23 horas e domingo (1º), das 11 às 21 horas. Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi. R$ 3,00. Crianças com menos de 12 anos e adultos com mais de 60 anos não pagam.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano