A grande festa popular de Curitiba começa nesta sexta-feira (16) com a bênção do arcebispo de cidade, Dom Moacir Vitti. Ele abre oficialmente a 28.ª Festa de São Francisco da Ordem, às 20 horas, no Largo da Ordem, no centro histórico da capital. A tradicional festa que reúne instituições sociais e promove a bênção de animais, prossegue até domingo (18) com shows, atividades para as crianças, venda de artesanato e comidas típicas. Este ano, cerca de 200 instituições sociais participam da festa que teve a área de cobertura ampliada, com a colocação de lona na rua onde são montadas as barracas, além da grande lona sobre o Largo.

CARREGANDO :)

O show da freira do rapper, Irmã Inêz, que está lançando seu terceiro disco "Tesouro Escondido", abre a programação de shows no palco central, a partir das 21 horas. Durante a festa estão previstos shows da dupla sertaneja Willian e Renan, da Orquestra de Viola de Cascavel (que representou o Paraná em Paris no Ano do Brasil na França), da banda Le Figarrô e do Coral Asa Branca, de Paranaguá. As missas programadas também devem atrair um grande número de pessoas.

No sábado (17) o padre Reginaldo Manzotti reza missa com a banda Evangelizar é Preciso, às 18h30, e no domingo, às 19 horas, é a vez da Missa Sertaneja com padre Kleina. Estão previstas ainda apresentações de danças folclóricas durante o fim de semana. A bênção dos animais acontece no domingo a partir das 11 horas, no palco central.

Publicidade

Nas barracas, o público vai encontrar desde bordados Santa Bárbara, de Jundiaí do Sul, município do Norte paranaense, até bolinho de polvilho da Lapa, produtos do litoral, bolo de Santo Antônio, na barraca da Paróquia Santo Antônio do Uberaba e comida italiana, a cargo do Lions Club de Santa Felicidade. Na barraca da Copel vão ter apresentações do Teatro de Bonecos do Dadá, em parceria como o ator Aparecido Massi, do grupo Lanteri.

A festa se estende para o Memorial de Curitiba onde o Provopar montou duas barracas: uma com produtos do artesanato paranaense e das comunidades indígenas e outra onde acontece um bazar de produtos importados apreendidos pela Receita Estadual. O Paraná Esporte também vai estar dentro do Memorial com atividades para as crianças como cama-elástica e pintura facial. Na Rua Dr. Kellers também estão programadas atividades artísticas com apresentações de mágicos, palhaços, cantores e shows musicais.

A presidente da Associação de Amigos da Ordem (Amigo) e promotora do evento, Margarita Sansone, diz que a festa não pára de crescer. "São quase 30 anos que realizamos esta festa com sucesso e infelizmente não conseguimos atender todas as entidades que querem participar, porque não temos como ampliar a festa. Mas estamos entusiasmados e esperamos a participação de todos", comentou Sansone.

Todas atividades da festa são gratuitas, o público só paga o que consumir. A renda arrecadada com a venda de produtos é revertida para as instituições assistenciais participantes. As barracas atendem nesta sexta-feira a partir das 18 horas e no sábado e domingo das 10h às 22 horas.

Confira a programação:

Publicidade

Sexta-feira – 16 18h30 – Missa na Igreja da Ordem19 horas: Show com Magnitude em Família (Espaço de eventos Rua Dr. Kellers)20 horas : Abertura com Dom Moacir Vitti - logo após show com a freira do rapper Irmã Inêz Sábado – 17A partir das 14 horas: Apresentação de bandas locais de pop, rock e MPB e grupos de dança18h30: Missa com Padre Reginaldo no palco central do Largo da Ordem 20h30: Orquestra de Viola de Cascavel 21h30: Atração nacional Willian e Renan23 horas: Banda Le Figarrô

Domingo - 1810 horas: missa na Igreja da Ordem com Coral Gregoriano 11 horas: Benção dos animais no palco central do Largo da Ordem em seguida revoada de pombos em frente à Igreja do RosárioA partir das 13 horas: apresentação de bandas locais19 horas: Missa sertaneja com Padre Kleina no palco central do Largo da Ordem 20h30: Coral Asa Branca de Paranaguá