O festival de Cannes completa 60 edições este ano com uma grande quantidade de estrelas lutando com atores menos conhecidos para captar a atenção dos fãs e meios de comunicação.
O filme que abre o festival deixa o sabor de dois mundos, com o respeitado diretor chinês Wong Kar Wai mostrando sua produção em língua inglesa "My Blueberry Nights". Estão no filme os astros Jude Law, Natalie Portman e a cantora Norah Jones.
A glamurosa noite de gala na próxima quarta-feira (16) abre o evento, marcado por 11 dias de beijos ao ar, negociações e falsidades no resort Riviera, palco para a grande dama dos festivais de cinema do mundo.
Serão projetados mais de 20 filmes, incluindo cinco produções dos Estados Unidos filmadas pelos peso-pesados Quentin Tarantino, os irmãos Coen, Gus Van Sant, o diretor nascido em Sarajevo Emir Kusturica e o russo Alexander Sokurov.
Os críticos estão chamando a seleção de filmes desta edição de uma das mais fortes dos últimos tempos, em que pese o hábito de competições como esta em prometer mais do que oferecem.
"Eu acho que esta é, provavelmente, a seleção de Cannes que mais me emocionou em uma década", afirmou Mark Cousins, importante crítico de cinema e veterano em Cannes.
Como sempre, a competição corre o risco de se converter em um espetáculo paralelo, com o hollywoodiano "Ocean's 13", em que atuam George Clooney e Brad Pitt, e Angelina Jolie promovendo "A Mighty Heart", baseado na história do repórter assassinado Daniel Pearl.
Haverá nesta edição diversos filmes de temática política, como o documentário "SICKO", de Michael Moore, sobre o sistema de saúde nos Estados Unidos. A expectativa é de que o filme cause a mesma polêmica do anti-Bush "Fahrenheit 9/11", ganhador da Palma de Ouro, em 2004.
O galã Leonardo DiCaprio também está na cidade com seu "The 11th Hour", um documentário sobre meio-ambiente, símbolo da crescente preocupação de Hollywood com o aquecimento global.
Espera-se que Martin Scorsese apresente seu documentário sobre os Rolling Stones. O líder do U2, Bono, visitará Cannes para apoiar o "U2 3D", outro "rockmentário".
O festival ocorrerá entre os dias 16 e 27 de maio.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados
Grupos pró-liberdade de expressão se organizam contra onda de censura
Deixe sua opinião