Os moradores da cidade da Lapa, na região metropolitana de Curitiba, já estão sentindo a emoção de receber um festival de cinema. Tem início nesta terça-feira (4), a segunda edição do Festival de Cinema da Lapa. Mas, já na segunda-feira (3), teve início a exibição de filmes na cidade, no Cine Imperial.
A primeira edição do Festival da Lapa, aconteceu em março de 2005, com uma programação dedicada ao audiovisual paranaense. Agora, até o domingo (9), o cinema volta a ocupar o cenário histórico da cidade, com uma proposta mais ampla, contemplando, mostras competitivas nacionais. Serão seis dias de atividade audiovisual, com exibições no Cine Imperial e, ao ar livre, a noite, no Panteon dos Heroes, oficinas e o II Congresso do Audiovisual Paranaense. Tudo com entrada gratuita. Também, nesta edição, o Festival da Lapa inova com a criação do Prêmio Especial Profissionais Paranaenses do Audiovisual. Uma homenagem a atores, atrizes, diretores e técnicos de destaque nascidos no Estado que estejam atuando em obras audiovisuais a serem exibidas no festival. Nas competitivas de curta e de vídeo universitário, estará em disputa o Troféu Tropeiro (um dos símbolos da Lapa). O troféu premiará o melhor filme, diretor, roteiro, ator e atriz em cada uma das mostras competitivas.
Fora de competição, o Festival da Lapa 2007 apresenta um panorama do cinema brasileiro de longa-metragem, com recentes produções nacionais que alcançaram sucesso de público e crítica. Haverá ainda uma mostra especial de shows musicais programada pelo MIS Museu da Imagem e Som do Paraná. E também, valorizando a relação entre a produção audiovisual e a televisão, está na programação uma mostra dos vídeos do projeto "Causos e Casos". São produções audiovisuais paranaenses, vencedoras do concurso "Produz Histórias RPC", exibidas no programa "Revista RPC", exibido nas noites de domingo. Uma das histórias, que fazem parte do folclore paranaense, rendeu um filme sobre o "Monge da Lapa", que será exibido no encerramento do Festival, em caráter de pré-estréia.
ParaleloUma série de eventos paralelos estão programados. Um deles é o Workshop de Cinema Digital, ministrado pelos cineastas Fernando Severo, Gil Baroni e Diego Lopes. Outro será composto pela exibição da cópia restaurada de "O Homem Que Virou Suco", de João Batista de Andrade, e o lançamento do livro "Memória da Memória Uma História do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro". O Festival vai oferecer, também, oficinas de produção de vídeo, de fotografia e de interpretação para cinema e televisão. Todas à cargo de professores da Universidade Federal do Paraná.
Outros eventos importantes são o "Animaula", projeto de audiovisual e educação para alunos da rede municipal de ensino com a exibição do longa-metragem de animação "BRichos", do diretor Paulo Munhoz. E o II Congresso Paranaense do Audiovisual. Dividido em painéis, será um espaço de encontro dos profissionais de cinema, vídeo e televisão do Paraná. No evento serão discutidos temas como "A Produção Independente na Televisão Paranaense", "Políticas de Produção e de Exibição do Audiovisual do Paraná", "Pesquisadores do Cinema Paranaense" e "Escolas: A Formação do Realizador".
Confira a programação completa do Festival da Lapa:
Terça-feira (4/09)Cine Imperial Animaula 10h: Exibição do longa-metragem BRichos para Escolas14h: Exibição do longa-metragem BRichos para Escolas12h: Mostra do MIS - Sons do Brasil ("Dona Edith do Prato & Vozes da Purificação" e "Banda Pequi")18h30: Abertura oficial do Festival da Lapa 2007 com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFPR19h: Mostra Causos e Casos da Nossa Gente (Programa 1)
Panteon dos Heroes 20h: Exibição do longa-metragem "Se Eu Fosse Você", de Daniel Filho
Quarta-feira (5/09) Cine Imperial Animaula 10h: Exibição do longa-metragem BRichos para Escolas14h: Exibição do longa-metragem BRichos para Escolas12h: Mostra do MIS - Sons do Brasil ("Quaternaglia - Grupo de Cordas" e "Suzana Salles, Ivan Vilela e Lenine Santos")18h: Mostra Causos e Casos da Nossa Gente (Programa 2)
Panteon dos Heroes 19h30: Competitiva de curtas ("Morre Um Nome", "Balada do Vampiro", "Inferno")20h: Exibição do longa-metragem "Cafundó", de Paulo Betti.
Quinta--feira (6/09) Cine Imperial Animaula 10h: Exibição do longa-metragem BRichos para Escolas14h: Exibição do longa-metragem BRichos para Escolas16h: Cine Memória com exibição do longa-metragem "O Homem Que Virou Suco", de João Batista de Andrade 18h: Mostra Causos e Casos da Nossa Gente (Programa 3)
Panteon dos Heroes 19h30: Competitiva de curtas ("Norte Sul Leste Oeste" e "Terra Incógnita")20h: Exibição do longa-metragem "Não Por Acaso", de Philippe Barcinski.
Sexta-feira (7/09)Cine Imperial Sessão infantil10h: Exibição do longa-metragem BRichos12h: Exibição do vídeo documentário "Ensaio do Adeus", de Cristiane Lemos.14h30: Exibição dos vídeos da competitiva universitária16h30: Exibição dos vídeos da competitiva universitária
Panteon dos Heroes 19h30: Competitiva de curtas ("Tempos em Tempos" e "Pax")20h: Exibição do longa-metragem "Made In Ucrânia", de Guto Pasko.
Sábado (8/09) Cine Imperial Sessão infantil10h: Exibição do longa-metragem BRichos12h: Workshop de Cinema Digital, com os cineastas Fernando Severo, Gil Baroni e Diego Lopes
Escola Dr. Manoel Pedro10h: Abertura do II Congresso do Audiovisual do Paraná10h30: II Congresso do Audiovisual do Paraná: Painel 1 Formação e Produção Audiovisual14h: II Congresso do Audiovisual do Paraná: Painel 2 Pesquisa e Preservação15h: II Congresso do Audiovisual do Paraná: Painel 3 Distribuição e Exibição16h30: II Congresso do Audiovisual do Paraná: Apresentação do Projeto Programadora Brasil17h: Encerramento do II Congresso do Audiovisual do Paraná com o lançamento do livro "Memória da Memória - Uma História do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro".
Panteon dos Heroes 19h30: Premiação da competitiva universitária 20h: Competitiva de curtas ("Visita Intima" e "Amélio, o Homem de Verdade")20h30: Exibição do longa-metragem "A Grande Família", de Maurício Farias.
Domingo (9/09) Panteon dos Heroes19h30: Cerimônia de premiação da competitiva de curtas e prêmio profissionais paranaenses do audiovisual20h: Mostra RPC, exibição do vídeo "O Monge da Lapa", da série Causos e Casos do Paraná 20h30: Exibição do curta-metragem "Satori Uso", de Rodrigo Grota.
Para saber mais sobre o evento, confira o site oficial
Serviço: Festival da Lapa 2007. De 4 a 9 de setembro. Abertura dia 4, às 18h30, no Cine Imperial, região central da cidade. Entrada Franca.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles