Agora é pra valer. As cortinas se abrem para 45 espetáculos nesta quinta-feira (16), primeiro dia do 15.º Festival de Teatro de Curitiba (FTC). O número de estréias, no dia de abertura do evento, já indica o ritmo da maratona que toma conta da cidade nos próximos dez dias. Até 26 de março serão apresentadas 224 peças: 19 na Mostra Oficial de Teatro Contemporâneo e 205 no Fringe, a mostra paralela.

CARREGANDO :)

Entre os espetáculos que entram em cena nesta quinta-feira, quatro estão na programação da Mostra Oficial e 41 no Fringe. Acostumado ao ritmo do evento, Victor Aronis, diretor do FTC, diz que o "sentimento é de realizar bem mais um festival. Nada especial, apesar de estarmos completando 15 anos".

O evento começa com ingressos esgotados para três peças: "Amores Surdos", "Fala Zé!" e "O Amor Imortal de Antonio e Cleópatra". As montagens integram a programação da Mostra Oficial, a mais procurada pelo público. Porém Aronis ressalta que o público do Fringe é maior. "A mostra oficial tem casa cheia porque são menos espetáculos e conseqüentemente menor capacidade de público em comparação com o Fringe que ocupa mais espaços e tem maior número de espetáculos. Nos últimos anos o público do Fringe tem sido maior e mais crescente", disse Aronis, que neste ano espera 110 mil pessoas durante os dez dias de FTC.

Publicidade

Peças

A Mostra Oficial começa com uma montagem paranaense no Guairinha, "Mirandolina" que conta a história de uma dona de hospedaria cortejada pelos hóspedes, baseada na obra do italiano Carlo Golgoni. "O Auto do Circo" é atração na Ópera de Arame; "Prego na Testa" faz duas sessões, nesta quinta (16) e sexta (17), no Teatro do Sesc da Esquina, e "Hygiene" tem apresentações na Casa Vermelha, nos dez dias de festival.

Na programação do Fringe, já no primeiro dia, são cinco espetáculos gratuitos: "A Farsa do Bumba meu Boi" (RJ), "As Meninas da Roda" (SP), "Circo Itinerante" (PR), "Navegar" (SP) e "O Caixeiro Viajante ou o Vendedor de Ilusões".

Como o FTC vai além dos palcos, uma festa, no bar Era Só O Que Faltava, comemora o início do festival a partir das 22 horas.

Confira a programação dos teatros

Publicidade

Veja a programação do primeiro dia do festival

Conheça a programação de abertura do Fringe