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Cartaz do documentário "Modulations", sobre a cena eletrônica dos anos 1990 | Divulgação
Cartaz do documentário "Modulations", sobre a cena eletrônica dos anos 1990| Foto: Divulgação

A cineasta Iara Lee, única brasileira entre os cerca de 600 ativistas atacados ao tentar furar o bloqueio israelense à Faixa de Gaza na última segunda-feira (31), tem entre suas produções o documentário sobre música eletrônica "Modulations".

Lançado em 1998 e indicado a prêmio no festival de cinema de Sundance, o filme retrata a explosão da música eletrônica como movimento cultural no final do século XX e tem depoimentos de nomes como Carl Cox, Roni Size, Moby, Autechre e Cold Cut.

Ainda no universo da cultura digital, ela é diretora de "Synthetic pleasures", documentário que discute questões de realidade virtual, drogas sintéticas e modificações corporais da cultura do século XXI.

Em 2002, Lee lançou o documentário em curta-metragem "Beneath the borqa in Afghanistan" (em tradução livre, "Por baixo da burca no Afeganistão"), que aborda as restrições comportamentais impostas às mulheres no país do Oriente Médio.

Segundo o site especializado em produção de cinema IMDb, seu trabalho mais recente é o documentário "Cultures of resistance" ("Culturas de resistência"), que enfoca o trabalho de pintores, músicos e dançarinos ao redor do mundo que trabalham em prol da paz e da justiça, tendo a resistência como principal mote de criação.

A cineasta é mentora da Caipirinha Production (que dá suporte a projetos que visam a pacificação de regiões em conflito) e trabalhou como produtora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo entre 1984 e 1988, antes de se mudar para Nova York, onde vive.

Imagens exclusivas da ação no navioLibertada por Israel nesta quarta-feira, Lee estava no navio gravando o trabalho dos ativistas que tentavam furar o bloquio à Gaza. Em entrevista à TV Globo na Turquia, ela conta que conseguiu imagens exclusivas da ação israelense que deixou nove mortos.

"Conseguimos sair com um material de filmagem exclusivo, em definição alta. Nós éramos um dos únicos que tinham câmera profissional. [...] Então temos que voltar para os EUA e mostrar para o mundo inteiro", disse ela.

Para furar a inspeção israelense, o cinegrafista costurou os três cartões de memória em sua cueca.

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