A memória, o inusitado e os conhecimentos milenares aparecem nas principais exposições e mostras curitibanas desta terça-feira (29).
Um resgate da memória do Paraná no século passado. É com esse intuito que uma coleção de cartões-postais e fotografias do início do século 20, reunida pela professora Júlia Wanderley, começa a ser exposta nesta terça-feira (29) na Casa Romário Martins. A popularização da fotografia na época foi vista pela professora como uma forma de se registrar fatos cotidianos, retratados nas 120 imagens que compõem a mostra. A exposição conta com imagens de Curitiba, do interior, além de fatos do dia-a-dia e fotos que contam parte da história familiar de Júlia. O evento ainda é uma homenagem a professora, a primeira a se formar pela Escola Normal de Curitiba, e falecida em 1918.
As artes plásticas milenares são a atração no Empório Santa Clara. A artista plástica e ceramista Kimi Nii apresenta mais de 200 peças de sua autoria, entre decoração e utilitários, produzidos com a técnica da cerâmica de alta temperatura, desenvolvida pelos chineses há milhares de anos. Se as artes para Kimi começaram como um hobby na década de 70, atualmente ela leva muito a sério as várias propriedades do fogo, água, ar e terra, elementos importantes das suas obras. Durante a mostra, peças expostas estarão à venda por preços que oscilam entre R$ 7,00 e mil reais.
Enquanto algumas exposições começam, outras se encerram. Uma delas é a Mostra João Turim, que termina nesta quarta-feira (30). Com a proposta de expor trabalho tridimencionais, entre esculturas, instalações e objetos, a mostra vai do clássico ao moderno, proporcionando grande diversidade de expressões. Entre os trabalhos mais curiosos, está o espaço criado pelo artista alemão Thorben Jensen. A Instalação "Os Catalépticos" é uma caixa de madeira onde a banda de psycobilly paranaense ensaia ao vivo.
Confira o roteiro de exposições
Serviço:
Exposição de postais e fotografias Júlia Wanderley. Abertura nesta terça-feira (29) a partir das 19h. Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30, Setor Histórico), Tel.: 3321-3255. Exposição de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 14h. A exposição permanecerá aberta até fevereiro de 2006. Entrada franca.
Exposição Kimi Nii. Abertura nesta terça-feira (29) a partir das 18h. Empório Santa Clara (Rua Fernando Simas, 71, Praça da Espanha), Tel.: 3013-5222. Estrada franca.
7ª Mostra João Turin. Até quarta-feira (30), das 10h às 19h. Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915), Tel.: 3321-4744. Entrada: a confirmar.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”