A duquesa de Alba, Fitz-James Stuart| Foto: AFP PHOTO / CRISTINA QUICLER

A duquesa de Alba, Fitz-James Stuart, de 85 anos, encerrou meses de especulações nesta terça-feira ao anunciar que irá se casar em outubro com seu namorado, Alfonso Díez, no que será sua terceira boda e uma conclusão para a história de amor que foi acompanhada avidamente pela imprensa espanhola.

CARREGANDO :)

A duquesa, principal aristocrata da Espanha e detentora de uma das maiores fortunas do país, decidiu no meio deste ano compartilhar suas vastas riquezas -- que incluem vários palácios e obras de Velázquez, Goya e Rubens -- entre seus seis filhos, supostamente para vencer a oposição deles ao seu casamento com um funcionário 25 anos mais jovem.

"Meu laço matrimonial com D. Alfonso Díez será no começo de outubro (...) será comemorado na mais estrita intimidade, contando com a ajuda de meus filhos, com suas respectivas esposas atuais, noras anteriores e meu genro Francisco", disse a aristocrata em comunicado divulgado pela mídia.

Publicidade

A relação, confirmada oficialmente no ano passado, apesar dos rumores havia três anos, trouxe de volta a vitalidade à octogenária duquesa, que tem problemas de mobilidade e de fala. Apesar de não ter o apoio de todos os filhos, frutos de seu primeiro casamento, com o engenheiro Luis Martínez de Irujo, ela expressou publicamente seu desejo de que "as coisas se arrumem", depois de declarar que seu noivo renunciou a tudo e que só queria ela.

A duquesa, viúva de Martínez de Irujo e de seu segundo marido, o ex-jesuíta Jesús Aguirre, se submeteu em 2009 a uma cirurgia para aliviar a hidrocefalia que a mantinha na cadeira de rodas, e sempre proclamou sua paixão pela vida.