Já foram divulgados os primeiros prêmios do Festival de Gramado 2005. São os da categoria curta e média-metragem em 16mm e também da Mostra Gaúcha que acontece no festival. Os Kikitos para longas-metragens, principal mostra competitiva do festival serão anunciados no sábado.
Na categoria curta e média-metragem em 16mm os premiados são: "Noturno", de Daniel Salaroli, recebeu os prêmios de melhor filme e melhor diretor. Do filme "Cólera", Rosane Correa foi escolhida a melhor atriz e Leandro Davico ganhou o prêmio de melhor roteiro. O melhor ator foi Lauro Montana, de "Seqüestramos Augusto César", e o prêmio especial do júri foi para "Dalva", de Caroline Leone.
Os premiados na Mostra Gaúcha: "Início do fim", de Gustavo Spolidoro faturou quatro prêmios, os de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Nilson Asp) e melhor direção de arte (Luís Roque). Os outros prêmios foram: melhor roteiro ("Kactus Kid"), melhor atriz (Thelma Reston por "Hoje tem felicidade"), melhor fotografia (Maurício Borges de Medeiros por "Os olhos do pianista"), melhor montagem (Milton do Prado por "Prato do dia") e melhor música (Sérgio Olivé por "Os olhos do pianista").
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura