Dezenove anos depois de correr atrás do Santo Graal em "Indiana Jones e a Última Cruzada", Harrison Ford volta às telas de cinema provavelmente em maio de 2008 na pele do arqueólogo aventureiro.
O produtor George Lucas e o diretor Steven Spielberg confirmaram os detalhes do projeto esta semana, depois de Lucas ter dado pistas à imprensa sobre o retorno iminente de Indiana Jones.
O roteiro do quarto capítulo da série de sucesso está sendo desenvolvido há anos, e a produção deve começar em junho, em locações no mundo todo e nos Estados Unidos. Será o próximo projeto de direção de Spielberg.
"George, Harrison e eu estamos muito animados", disse Spielberg. "Achamos que valeu a pena esperar pelo roteiro. Esperamos que ele proporcione tudo o que se pode esperar de nossa história com Indiana Jones."
Num comunicado, Harrison Ford, 64 anos, disse que está pronto para mais um longa de ação. "Estou felicíssimo de voltar a trabalhar com velhos amigos", disse ele. "Não sei se a calça ainda cabe, mas sei que o chapéu vai caber."
"Esses filmes são muito divertidos de fazer. Estou ansioso para me reunir com a equipe e dar início a essa nova jornada", acrescentou Lucas.
O título do novo filme e as linhas principais da trama ainda estão sendo mantidos em segredo.
O longa será produzido pela Lucasfilm e distribuído pelo mundo pela Paramount Pictures, pertencente a DreamWorks, co-fundada por Spielberg.
David Koepp, que já assinou projetos anteriores de Spielberg como "Parque dos Dinossauros" e "Guerra dos Mundos", escreveu o roteiro que finalmente foi aprovado por Lucas e Spielberg. Um roteiro anterior, de Frank Darabont, havia sido engavetado após ser reprovado por Lucas.
Embora um porta-voz de Spielberg tenha dito que o processo de escolha do elenco ainda não começou, Lucas e Ford já disseram que gostariam de incluir Sean Connery, que fez o papel do pai de Indiana, o professor Henry Jones, em "A Última Cruzada".
"Estamos escrevendo pensando nele, queira ele atuar ou não", disse Lucas à "Access Hollywood" em junho, quando Connery foi homenageado pelo Instituto Americano de Cinema.
Não se sabe se o projeto será filmado em tecnologia digital, como os últimos filmes da série "Guerra nas Estrelas", de Lucas, ou em película, como Spielberg prefere.
"Os Caçadores da Arca Perdida", o primeiro filme da série, foi lançado em 1981. Em 1984, veio "Indiana Jones e o Templo da Perdição". "A Última Cruzada" foi às telas em 1989. Juntos, os três filmes receberam 14 indicações ao Oscar, embolsando sete estatuetas e mais de 1,182 bilhão de dólares no mundo inteiro.
A data de lançamento não foi anunciada, mas os dois últimos filmes da série estrearam pouco antes do fim de semana do feriado norte-americano do Memorial Day, em maio.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura